INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

quarta-feira, 7 de abril de 2021

 

A Psicanálise

A psicanálise, criada por Sigmund Freud, pode ajudar no tratamento de pessoas que apresentam
sofrimento psíquico como angústia, ansiedade, insatisfação com a sua própria vida e também por quem quer se conhecer melhor. Há quem procure fazer análise porque quer saber mais de si mesmo, mas na maioria dos casos o analisando quer resolver suas demandas internas com o auxílio de um profissional. 
Em nossa clínica procuramos atender às expectativas de todos os pacientes, mas observamos que o processo pode ser demorado. Também é importante ressaltar que o papel do psicanalista é tentar ajudar o paciente a criar suas próprias escolhas na medida que ele vai aprendendo mais sobre si mesmo.
Perguntas frequentes:
  • Qualquer pessoa pode procurar um psicanalista?
Em princípio sim, mas nem todos que querem fazer análise apresentam condições necessárias para desenvolver um trabalho psicanalítico. É preciso ter motivação e desejo de fortalecer a estrutura do seu psiquismo. Há situações que o trabalho analítico é mais difícil, como nos casos de perversão, psicopatia e adição (vício), que requerem muita disponibilidade do analista e muita determinação do paciente.
  •  Quais as principais queixas dos pacientes?
Quem nos procura para fazer análise são pessoas que apresentam algum sofrimento psíquico como angústia, ansiedade, depressão, insatisfação com a vida e desamparo. Há também outros que se sentem muito confusos no que se refere à sua identidade gerando um vazio interno e da falta de objetivos na vida. Mas há ainda àqueles que procuram fazer análise porque querem melhorar a sua auto-estima, sentirem-se mais seguros e confiantes e que buscam desenvolver mais o seu potencial humano.
  • O quê a Psicanálise faz para o sujeito?
Pode ajudar ao analisando a ter acesso a inúmeras situações internas até então desconhecidas.  Permite lidar melhor com suas emoções, sentimentos, desejos e também com os conflitos, com as fantasias e com seu próprio jeito de ser, favorecendo assim uma maior integração consigo mesmo e também com o outro. Naturalmente que aumentando a segurança e confiança em si, a auto-estima também melhora bastante. 
  • Qual o papel do psicanalista?
A ideia é tentar mostrar ao paciente as motivações inconscientes que travam a sua vida. É fundamental que o analista não interferira nas escolhas do paciente em qualquer esfera da sua existência. Tentamos ajudar o paciente a descobrir e criar suas próprias escolhas na medida em que ele vai se conhecendo, identificando os seus próprios valores, os seus sentimentos e princípios. O tratamento pretende orientar o paciente, ajudando que ele se responsabilize por suas definições e escolhas, pois cada um de nós é o responsável único por nosso atos e pelo modo como levamos e conduzimos nossa vida.
CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
VAGAS LIMITADAS
Objetivo; A Psicanálise aplica-se a todas as áreas da Vida Humana. Pode ser utilizada para todas as vertentes da Ciência Humana - através do conhecimento das causas que angustiam e origem dos comportamentos e inquietações. Ampliar a comprenção das pessoas em sua direntes atuações sociais e profissionais, buscando proporcionar o equilíbrio mental para melhor desempenho das atividades pessoais e profissionais.
O Curso se baseia nos ensinamentos de Sigmund Freud e apreciação das vertentes:
Melaine Klein, Jacques Lacan, Donald W. Winnicott, Wilfred Ruprecht Bion e os outros psicanalistas contemporâneos.
Público alvo: A todos os profissionais com curso superior  ou em fase de conclusão, em qualquer área do conhecimento.
Aula presecial uma vez ao mês, e reunioes semanais online.
Coordenação ; Porto Alegre – RS -  Castilho Sanhudo.
End. Rua Profº Annes dias,166/601 - fones (51) 998608057- whastsApp
https://www.psicanalisers.com/
http://centropsicanalitico.blogspot.com.br
e-mail- castilhoss28@gmail.com. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário