Síntese das contribuições centrais da sua obra
Parte introdutória da apostila de Winnicott curso de Capacitação em Psicanálise-SPOB-POLO/RS
Teoria do Desenvolvimento,
como um estudo pormenorizado da relação mãe-filho e das influências da família
e do ambiente, postulando a interação de processos inatos de maturação com a
presença de um ambiente facilitador, desde uma fase de dependência absoluta à
aquisição da independência humana.
Estudando a evolução do ser
humano e reconhecendo os seus processos de maturação, à formação e a evolução
do eu, bem como o estabelecimento dos mecanismos de defesa elaborados pelo eu
num indivíduo sadio.
O ambiente que inicialmente é
representado pela mãe ou seus substitutos, que se dá como fio condutor entre o
meio e o desenvolvimento psíquico do ser humano, que passa por períodos da dependência
absoluta - do nascimento até 6 meses e a dependência relativa – dos
6 meses aos 2 anos, nas suas primeiras fases da vida para depois à fase da
independência.
Como sua maior preocupação gira
em torno da influência do meio e os distúrbios psíquicos situados no curso
dessas duas primeiras fases propõem orientações terapêuticas para tratamento
desses distúrbios
Teoria dos Impulsos, em
que reestuda os papéis da sexualidade (elemento masculino e elemento feminino)
e da agressividade, relacionando-as em seus primórdios ao desenvolvimento
motor. Aqui também é importante a noção de agressividade sem cólera, através da
qual o bebê se desliga da mãe num abandono de investimento, sem uma
intencionalidade em si destrutiva.
Trouxe com um
novo “olhar” conceitos centrais da psicanálise tradicional – complexo de Édipo,
depressão, a origem da moral e outros, permitindo que sejam tratados novos
problemas clínicos.
Teoria do Objeto, em que
postula a existência de um objeto subjetivo (inicial) e de um objeto
objetivo (posterior), como também de um objeto transicional, formulando o conceito
de Fenômenos Transicionais em Psicanálise.
Destaca o brincar na vida do
indivíduo, como indispensável para a elaboração do pensamento, desenvolvimento,
amadurecimento psíquico e emocional do ser humano, algo que deve estar
presente, fazendo parte do seu viver, o percurso que leva ao pensar,
estruturar, o criar, o espaço transacional.
Teoria do Espaço, em que
formula a existência de um Espaço Potencial, de uma zona intermediária
entre a realidade interna e a realidade externa, onde se realizam o jogo e o
brincar, origem de todas as atividades sócio-criativo-culturais.
Teoria do Self, da polarização entre um
verdadeiro self, espontâneo e criativo, fonte de alegria e da saúde mental, em
oposição ao falso self, artificialmente construído por submissão ao meio.
Teoria Psicossomática,
baseada na existência inicial de um psique-soma-instintivo-fisiológico, do qual
se desenvolve mais tarde a mente, com suas complexas funções. A doença
psicossomática caracterizada por múltiplas formas, encerraria contudo, uma
tentativa de retorno (aspecto positivo) à situação de integração inicial.
Teoria da Tendência
Anti-Social, conseqüente de uma privação inicial e representada pelo roubo
e pela destrutividade, condutas de desafio ao meio que contêm, paradoxalmente,
um sinal de esperança de que o indivíduo ainda confia que o ambiente possa
corrigir aquelas falhas que possibilitaram o surgimento desta tendência.