Traços
biográficos
Nascido no ano de 1856 em Freiberg, na Morávia, Sigmund Freud é considerado o
pai da psicanálise. Estudou medicina na Universidade de Viena e desde cedo se
especializou em
neurologia. Seus estudos foram os pioneiros acerca do
inconsciente humano e suas motivações. Ele, durante muito tempo (de fins do
século passado até início do nosso século), trabalhou na elaboração da
psicanálise.
A
Metodologia Freudiana
A psicanálise é um método de tratamento para perturbações ou distúrbios
nervosos ou psíquicos, ou seja, provenientes da psique; bastante
diferente da hipnose ou do método catártico. A terapêutica pela catarse
hipnótica deu excelentes resultados, não obstante as inevitáveis relações que
se estabeleciam entre médico e paciente. Posteriores investigações levaram
Freud a modificar essa técnica, substituindo a hipnose por um método de livre
associação de idéias (psicanálise).
O método psicanalítico de Sigmund Freud, consistia em estabelecer relações
entre tudo aquilo que o paciente lhe mostrava, desde conversas, comentários
feitos por ele, até os mais diversos sinais dados do inconsciente.
O psicanalista deveria "quebrar" os vínculos, os tratos que fazemos
ao nos comunicarmos uns com os outros. Ele não poderia ficar sentado ouvindo e
compreendendo apenas aquilo que o seu paciente queria dizer conscientemente,
mas perceber as entrelinhas daquilo que ele o diz. É o que se chama de quebra
do acordo consensual. Há uma ruptura de campo, pois o analista não se restringe
somente aos assuntos específicos, e sim ao todo, ao sentido geral.
Freud sempre achou que existia um certo conflito entre os impulsos humanos e as
regras que regem a sociedade. Muitas vezes, impulsos irracionais determinam
nossos pensamentos, nossas ações e até mesmo nossos sonhos. Estes impulsos são
capazes de trazer à tona necessidades básicas do ser humano que foram
reprimidas, como por exemplo, o instinto sexual. Freud vai mostrar que estas
necessidades vêm à tona disfarçadas de várias maneiras, e nós muitas vezes nem
vamos ter consciência desses desejos, de tão reprimidos que estão.
Freud ainda supõe, contrariando aqueles que dizem que a sexualidade só surge no
início da puberdade, que existe uma sexualidade infantil, o que era um absurdo
para a época. E muitos de nossos desejos sexuais foram reprimidos quando éramos
crianças. Estes desejos e instintos, sensibilidade sensitiva que todos nós
temos, são a parte inconsciente de nossa mente chamada id. É onde
armazenamos tudo o que foi reprimido, todas as nossas necessidades
insatisfeitas. "Princípio do prazer" é esta parte que existe em cada
um de nós. Mas existe uma função reguladora deste "princípio do
prazer", que atua como uma censura ante aos nossos desejos, que é chamada
de ego. Precisamos desta função reguladora para nos adaptarmos ao meio
em que vivemos. Nós mesmos começamos a reprimir nossos próprios desejos, já que
percebemos que não vamos poder realizar tudo o que quisermos. Vivemos em uma
sociedade que é regida por leis morais, as quais tomamos consciência desde
pequenos, quando somos educados. A consciência do que podemos ou não fazer,
segundo as regras da sociedade em que vivemos é a parte da nossa mente
denominada superego (princípio da realidade). O ego, vai se
apresentar como o regulador entre o id e o superego, para que
possamos conciliar nossos desejos com o que podemos moralmente fazer. O
paciente neurótico nada mais é do que uma pessoa que despende energia demais na
tentativa de banir de seu consciente tudo aquilo que o incomoda (reprimir), por
ser moralmente inaceitável.
A psicanálise se apoia sobre três pilares: a censura, o conteúdo psíquico dos
instintos sexuais e o mecanismo de transferência. A censura é representada pelo
superego, que inibe os instintos inconscientes para que eles não sejam
exteriorizados. Nem sempre isso ocorre, pode ser que eles burlem a censura, por
um processo de disfarce, manifestando-se assim com sintomas neuróticos. Existem
diversas formas de exteriorizarmos nossos instintos inconscientes: os atos
falhos, que podem revelar os segredos mais íntimos e os sonhos. Os atos falhos
são ações inconscientes que estão em nosso cotidiano; são coisas que dizemos ou
fazemos que um dia tínhamos reprimido. Por exemplo: certo dia, um bispo foi
visitar a família de um pastor, que era pai de umas meninas adoráveis e muito
comportadas. Este bispo tinha o nariz enorme. O pastor pediu às suas filhas
para que não comentassem sobre o nariz do bispo, pois geralmente as crianças
começam a rir quando notam este tipo de coisa, já que o mecanismo de censura
delas não está totalmente formado. Quando o bispo chegou, as meninas se
esforçaram ao máximo para não rirem ou fazerem qualquer comentário a respeito
do notável nariz, mas quando a irmã menor foi servir o café, disse:
- O senhor aceita um pouco de açúcar no nariz ?
Este é um exemplo de um ato falho, proveniente de uma reprimida vontade ou
desejo. Outro meio de tornarmos conscientes nossos desejos mais ocultos é
através dos sonhos. Nos sonhos, o nosso inconsciente (id) se comunica com o
nosso consciente (ego) e revelamos o que não queremos admitir que desejamos,
pelo fato da sociedade recriminar (principalmente os de caráter sexual).
Os instintos sexuais são os mais reprimidos , visto que a religião e a moral da
sociedade concorrem para isso. Mas, é aí que o mecanismo de censura torna-se
mais falho, permitindo assim que apareçam sintomas neuróticos. Explicando a sua
teoria da sexualidade, Freud afirma que há sinais desta logo no início da vida
extra uterina, constituindo a libido.
A libido envolve do nascimento à puberdade, períodos de gradativa diferenciação
sexual. A primeira fase é chamada de período inicial, onde a libido está
direcionada para o próprio corpo, oral e analmente. A segunda fase, o período
edipiano, que se caracteriza por uma fixação libidinal passageira entre os 4 e
os 5 anos, também conhecida como "complexo de Édipo", pelo qual a
libido, já dirigida aos objetos do mundo exterior, fixa a sua atenção no
genitor do sexo oposto, num sentido evidentemente incestuoso. Por fim o período
de latência, iniciado logo após a fase edipiana, só irá terminar com a
puberdade, quando então a libido toma direção sexual definida.
Esses períodos ou fases são essenciais ao desenvolvimento do indivíduo, se ele
as resolver bem será sadio, porém qualquer problema que porventura ele tiver em
superá-las, certamente iniciará um processo de neurose.
Último dos pilares da psicanálise, a transferência, é também uma arma, um
trunfo usado pelos psicanalistas para ajudar no tratamento do paciente.
Naturalmente, o paciente irá transferir para o analista as suas pulsões,
positivas ou negativas, criando vínculos entre eles. O tratamento psicológico
deve, então, ser entendido como uma reeducação do adulto, ou seja, uma correção
de sua educação enquanto criança.
Assim, Freud desenvolveu um método de tratamento que se pode igualar a uma
"arqueologia da alma", onde o psicanalista busca trazer à luz as
experiências traumáticas passadas que provocaram os distúrbios psíquicos do
paciente, fazendo com que assim, ele encontre a cura.