INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

 


CENTRO PSICANALÍTICO CONTEMPORÂNEO

CNPJ n° 27.861.946/0001-07 – Insc. PM. 604.334.2.6

Rua Profº . Annes Dias, 166/103 -  Centro – Porto Alegre

CEP: 90020-090 -  RS -

CURSO LIVRE DE FORMAÇÃ EM PSICANÁLISE

Disciplinas: (Encontros Teóricos Presenciais)

Nossa missão é promover a psicanálise, em suas teorias na formação de Profissionais com valores éticos da profissão, através da oferta de cursos livres de teoria e prática psicanalista, em aulas (módulos) expositivas, com apostilas em cada módulo referenciando o conteúdo com a prática no diálogo professor-aluno, aluno-professor, qualificando as explanações em aula. Com  um encontro mensal, 12h presencias.

-Neste momento de epidemia do corona vírus, realizaremos somente no sábado das 8.30hs as 17h.

No primeiro encontro será entrega a apostila referente ao módulo, com Manual do aluno, com todas as especificações do curso ao psicanalista em formação e suas obrigatoriedades.

·         Com todos os protocolos de segurança.

·         Objetivos específicos:

Ao concluir o processo de formação, o profissional estará apto para:

• Identificar os princípios teóricos e práticos da Psicanálise;

• Diferenciar os vários conceitos das correntes psicanalíticas;

• Conhecer os fundamentos epistemológicos das principais escolas psicanalíticas pesquisadas e estudadas no processo de formação;

• Desenvolver com ética e competência a formação analítica;

• Conhecer e promover Políticas de Saúde Mental que estejam relacionadas ao campo do saber analítico.

 

Conteúdo Programático (dividido por encontros mensais)

I Módulo - Introdução à Psicanálise

Contexto histórico europeu e o início do pensamento psicanalítico. As primeiras experiências de Freud. O surgimento e desenvolvimento da Psicanálise no mundo. Conceitos básicos na terminologia psicanalítica. História da Psicanálise no Brasil. Direito e Psicanálise. Principais escolas psicanalíticas. Psicanálise, pós-modernidade e globalização.

II Módulo - Teoria Psicanalítica I (Freud)

Introdução à Psicanálise. Topografia do aparelho psíquico: primeira e segunda tópica freudiana. A vida instintiva do neurótico. O sistema inconsciente e suas manifestações. A situação traumática e formação das neuroses.

III Módulo - Teoria psicanalítica II (Freud)

A organização libidinal. As fases evolutivas da libido. Complexo de Édipo e o Complexo de Castração. O desenvolvimento do Superego. O período de latência. O desenvolvimento na puberdade e adolescência.

IV Módulo - Teoria psicanalítica III (Freud)

As defesas do Ego, a severidade do Superego e as formações de compromisso. Sintomas clínicos do conflito neurótico. A angústia como sintoma neurótico. As perversões e as neuroses impulsivas. Distúrbios narcisistas.

V Módulo - Psicanálise Infantil

A Psicanálise infantil, técnicas e práticas atuais na clínica infantil. Clínica do pequeno paciente e o contexto geral da psicanálise. Freud e a clínica infantil. Clínica infantil e Anna Freud, Melanie Klein. Os elementos lúdicos e interpretação na clínica kleiniana. As contribuições de Winnicott e Bion para clínica infantil.

VI Módulo - Sexologia e Psicanálise

Conceitos em Psicanálise.  Freud e a sexualidade. Libido. Desenvolvimento, formação da personalidade e sexologia. A vida erótica do ser humano. Monismo fálico. Édipo simétrico e Édipo assimétrico. O ensaio freudiano em duas etapas.

VII Módulo - Semiologia psicanalítica

Conceito de semiologia. Semiologia psiquiátrica dinâmica. Semiologia psicanalítica. Elementos da semiologia psicanalítica. Semiologia kleiniana. Efeito semiológico edipiano. Semiotecnia analítica. Entrevista psicanalítica estruturada. 

VIII Módulo - Interpretação de sonhos

O sonho: concepção freudiana. Conteúdo dos sonhos. Princípios para interpretação de sonhos. O sonho e a clínica psicanalítica. Simbolismo.

IX Módulo - Teoria psicanalítica IV (Freud)

A estruturação do Superego e a organização perversa. O grupo familiar na  normalidade e na patologia. Relembrando a teoria: conceitos gerais.  Distúrbios do self.  Distúrbios de personalidade e do comportamento narcisista. Casos clínicos de Freud: O homem dos lobos; O homem dos ratos. Presidente Schreber. O pequeno Hans.

X Módulo - Psicodinâmica das neuroses

Dinâmica geral das neuroses. Sistemas psíquicos.  Definição, formação e dinâmica de conflito psíquico. Divisão do aparelho psíquico. Classificação e estudo das neuroses.

XI Módulo - Psiquiatria aplicada à Psicanálise

Conceitos em psiquiatria.  Relação entre psiquiatria e psicanálise. Classificação das patologias estruturais. Clínica psicanalítica e patologias estruturais. DSM-IV e CID-10. Introdução à psicofarmacologia. 

XII Módulo - Fundamentos da técnica psicanalítica I

O processo analítico. Processo psicanalítico. Setting analítico. Anamnese. Entrevistas preliminares. Contratransferência. Resistência. Mecanismo de defesa. Angústia de separação. Interpretação. Clínica psicanalítica e o paciente psiquiátrico. Etapas da análise.

XIII Módulo - Ética psicanalítica

Conceito de ética e reflexão filosófica. Diferença entre ética e moral. Desenvolvimento da consciência humana. Teoria do conhecimento. Ética psicanalítica. Ética do desejo e a clínica analítica. 

XIV Módulo - Fundamentos da técnica psicanalítica II

O legado de Freud, a clínica contemporânea e a Psicanálise. A evolução conceitual na clínica, as defesas do Ego e a formação vincular. A dinâmica na atividade interpretativa: a escuta, a transferência e a mente do analista. A situação analítica e a contratransferência, relações de objeto e a interpretação.

XV Módulo - Psicanálise de Púberes e adolescente

Trata-se de um período de transformações, um período de crise, em especial no que se refere à construção de um sentimento de identidade. A adolescência, de modo geral, abrange três níveis de maturação e desenvolvimento: a puberdade, também tratada de pré-adolescência.

XVI Módulo - Psicoterapia psicanalítica

Conceituação. História. A Psicanálise e a Psicoterapia Psicanalítica. A técnica. Atitude interna e externa do terapeuta. A pré consulta. Entrevistas preliminares. Anamnese. Planejamento terapêutico. Aliança Terapêutica e Aliança de Trabalho. O Setting analítico. Resistência. Transferência. Contratransferência. Insight, Elaboração e Ação. Ascensão e quedada Neurose de Transferência. Psicoterapia Psicanalítica do paciente somático. Ênfases Contemporâneas na Psicoterapia Psicanalítica. Os Resultados da Psicanálise e da Psicoterapia Psicanalítica no término e no seguimento. A cura psicanalítica. O Processo de Alta.

XVII Encontro - Tópicos especiais em psicanálise I

Revisando as principais teorias e as técnicas psicanalíticas

XVIII - Seminário de Supervisão I

Conceito de supervisão. Características do campo dinâmico da supervisão analítica. Condições necessárias para o supervisionando. Condições necessárias para o supervisor. Análise pessoal e didática: conceitos, importância e funcionamento. Condições do vínculo supervisor-supervisionado. Objetivos da supervisão.

XIX Módulo - Abordagem contemporânea dos conflitos

A depressão-melancolia na visão psicanalítica.  LUTO E MELANCOLIA (1917) VOL XIV. Ansiedade como libido transformadora. Neuropsicanálise um novo paradigma para a Psicanálise no século XXI.

XX Módulo - Psicoterapia breve

O que é psicoterapia Breve. História e desenvolvimento da Psicoterapia breve. Entrevista, anamnese e exame psíquico. Aliança terapêutica. Foco. O uso de triângulos de interpretação da técnica focal. Experiência emocional corretiva. Efeito carambola. Indicações para a psicoterapia breve. Tratamento. O Manejo terapêutico em Psicoterapia Breve. Como trabalha o psicanalista. Como trabalha o psicanalista com psicoterapia breve. Uma sessão de psicoterapia analítica. Uma sessão de psicoterapia breve analítica. Atendimento grupal em psicoterapia breve analítica. Tipos de intervenção verbal do terapeuta. Quadro demonstrativo das indicações e contraindicações.

 XXI Módulo - Psicopatologia Geral e a Psicanálise

Psicopatologia: conceitos e definições. Sinais e sintomas de doenças psíquicas e psiquiátricas. Parâmetros para diagnóstico funcional em psicopatologia.  Principais transtornos clínicos. Estudos de casos. A psicanálise e a clínica de psicóticos: técnicas, teorias e parâmetros.

XXII Módulo - Fenômenos psicossomáticos

Elementos básicos da Psicossomática. Abordagem das principais escolas. Fundamentos e desenvolvimento. Psicossomática. Fenômenos Psicossomáticos. Diferença entre o Fenômeno Psicossomático e o Sintoma de conversão. O Pensamento operatório. Orientações para a análise com pacientes psicossomáticos.

XXIII Módulo - Tópicos Especiais em Psicanálise II

A Psicanálise e a pessoa idosa – O módulo apresenta conhecimento que vai contribuir para aperfeiçoar a atuação profissional e pessoal, a compreensão sobre o desenvolvimento humano e suas singularidades do idoso e suas relações.

XXIV Módulo - Psicodinâmica das organizações borderlines

Diversos autores o utilizam o termo borderline, há mais de um século, para se referir a um grupo de pacientes que se caracterizam, basicamente, por apresentar uma alteração na fronteira (ou na borda) entre a neurose e a psicose. Como acontece sempre em psiquiatria com outros diagnósticos, o termo Transtorno Borderline tem uma longa história, passando por diversos conceitos e denominações ao logo do tempo.

XXV Módulo - Teoria psicanalítica kleiniana

Teoria das posições. Análise de psicóticos. Complexo de Édipo e a teoria kleiniana Relações objetais. Defesas primitivas. Objeto interno e identificação projetiva. O papel da mãe no desenvolvimento da personalidade. Teoria do ego. Teoria do Superego.Teoria e clínica de análise de crianças. Linguagem viva e concreta.

XXVI Módulo- Teoria psicanalítica Winnicottiana

O autor e a obra – teorias. A adaptação à realidade compartilhada. O brincar e a realidade. Contribuição de Winnicott para a psicopatologia psicanalítica. Adolescência. O ambiente e a contratransferência

XXVII Módulo - Teoria psicanalítica Bioniana

Utilização dos modelos psicanalíticos. Bion e outros pensadores. Terminologia Bioninana. A dinâmica dos grupos. Perversão dos sistemas socias. Trabalho com psicóticos. Teoria do pensamento. Teoria do conhecimento. Teoria das transformações. Psiquismo fetal. Vínculos e configurações vinculares. Função de continente do analista. Análise do consciente.

XXVIII - Teoria psicanalítica Lacaniana

A conexão Lacan-Freud. Conceitos e abordagens teórico-técnicos no pensamento lacaniano. Elementos da técnica psicanalítica na abordagem lacaniana. Abordagem histórica. Os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise. O estádio de espelho. O R. S. I. Significado e significante

XXIX Módulo - Seminário de Supervisão II

Formação e supervisão. Supervisão: revisão e uma proposta de sistematização. Identidade do psicanalista. Comunicação e aprendizagem na supervisão analítica. Foco e estratégia da supervisão clínica analítica. Supervisão: exercício da função paterna em psicanálise.  Emancipação versus adaptação. Supervisão: o ato da palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário