INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

sábado, 20 de julho de 2013

Este é teu dia, AMIGO

Hoje, em especial, é o dia do amigo; isto me remete a uma história pregressa: a minha, onde os amigos tinham uma ligação de afetos intensos vividos, onde, o amigo era  quem estava sempre pronto para dar tudo de si para ti.Hoje  temos os amigos, ou seja aqueles nos quais desenvolvemos os afetos “ todo o afeto que afeta é meu o afeto” Carl G. Jung, assim temos amigos distantes, amigos perto, amigos bem chegados e aquele que já se foram e deixaram saudades..temos hoje vários tipos de amigos; mas você é especial por ser um amigo, não importa a distância que o separe dos teus amigos ou deste amigo, mas é um amigo muito especial, por este motivo estás recebendo esta mensagem que foi pensada , sentida por este grande afeto que nos tornam amigos.
Um grande abraço deste que se sente teu AMIGO
Castilho Sanhudo

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Curso Livre de Psicanálise

CURSO DE PSICANÁLISE EM PORTO ALEGRE/RS

Psicanálise aplica-se a todas as áreas da Vida Humana. Pode ser utilizada para todas as vertentes da Ciência Humana - através do conhecimento das causas que angustiam e origem dos comportamentos e inquietações. É a ciência e arte de entender a si e o outro, buscando proporcionar o equilíbrio mental para melhor desempenho das atividades pessoais e profissionais.
O Curso se baseia nos ensinamentos de Sigmund Freud e apreciação das vertentes:
Melaine Klein, Jacques Lacan, Donald W. Winnicott, Wilfred Ruprecht Bion e os outros psicanalistas contemporâneos.
A todos os profissionais com curso superior  ou em fase de conclusão, em qualquer área do conhecimento.
ü 28 módulos presenciais uma vez ao mês num final de semana.
ü Resenhas mensais e monografia de formação.
ü 2.128 horas total.      
ü Apostilas atualizadas com visão da psicanálise contemporânea.
ü Corpo docente de vários estados do país.
ü Certificado pela SPOB – Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil – a maior sociedade de psicanalistas da América Latina.
Local: Profº AnnesDias, 166, 9ºandar, sala de reuniões
Início: previsto para 06 /09/ 2013. Se for alcançado o nº suficiente de alunos
Porto Alegre – RS - Coordenador Castilho Sanhudo (51) 84497408 / 3024 7559

Em Santa Catarina - Balneário Camboriú –
 Inscrições: Coordenador Antonio Lopes, inclusive aos fins de semana.
Agendamentos: (47) 9923 4913 TIM / 8462 5692 O



A Dependência Química

A Dependência Química é um conjunto de fenômenos que envolvem o comportamento, a cognição e a fisiologia corporal conseqüente ao consumo repetido de uma substância psicoativa, associado ao forte desejo de usar esta substância, juntamente com dificuldade em controlar sua utilização persistente apesar das suas conseqüências danosas. Na dependência geralmente há prioridade ao uso da droga em detrimento de outras atividades e obrigações sócio-ocupacionais.
A tolerância é o primeiro critério relacionado à dependência. Tolerância é a necessidade de crescentes quantidades da substância para se atingir o efeito desejado ou, quando não se aumenta a dose, é entendida também como um efeito acentuadamente diminuído com o uso continuado da mesma quantidade da substância. O grau em que a tolerância se desenvolve varia imensamente entre as substâncias.
Existe um padrão de uso repetido da substância que geralmente resulta em tolerância, abstinência e comportamento compulsivo de consumo da droga. Um diagnóstico de Dependência de Substância pode ser aplicado a qualquer classe de substâncias. Os sintomas de dependência são similares entre as várias substâncias, variando na quantidade e gravidade de tais sintomas entre uma e outra droga. Os sintomas psíquicos e sociais decorrentes da dependência do fumo, por exemplo, são absolutamente menores do que aqueles da dependência ao álcool.