INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Atalhos para o Sucesso


Pode-se perguntar para as pessoas de sucesso como foi a trajetória das realizações alcançadas e constatar que o sucesso é um caminho infinito.Tudo começa com um sonho! Sonho acordado que permeia os pensamentos, criando vida com uma energia inexplicável, que pode ser desenvolvida por cada sujeito.
Quando passamos a vida reclamando das coisas que nos incomodam e que não queremos, focamos no sofrimento e nas desculpas porque não fazemos acontecer. Diálogos mentais surgem com empecilhos, dizendo que é muito difícil, que não valerá a pena, que terá que abrir mão de várias situações cômodas e, assim, vamos carregando o que não queremos, colocando a culpa nos outros, na crise, no governo, na falta de dinheiro, no julgamento dos amigos e parentes (o que irão dizer!), no medo do orgulho ferido, alimentando um sentimento de ser menosprezado, de que se fizer tal coisa irá se rebaixar e se humilhar.
Então, passamos a pensar que somos capazes e merecedores do sucesso se encontrarmos um jeito mais fácil de fazer as coisas e que há um caminho mais curto, o “Atalho para o Sucesso”.
O caminho para o sucesso não é fácil, é árduo e cheio de obstáculos que precisam ser superados, é uma escalada de aprendizados que são necessários para dominar o conhecimento e a arte de ser bem sucedido.
A Organização das Nações Unidas - ONU -, após a última guerra mundial, empenhou-se em desenvolver um curso que permitisse o surgimento de novos empresários e novas atividades, para que o mundo pudesse sair da grande dificuldade produtiva, buscando gerar oportunidades econômicas para a população e, hoje, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE - realiza o curso EMPRETEC e oferece cursos rápidos que fazem parte do caminho do sucesso, porém, não oferecem atalhos e, sim, aprendizado.
No livro Ostra Feliz não Faz Pérola, de Rubem Alves, aprende-se que a ostra que se incomoda pode transformar a dor em uma pérola e que esse é um trabalho contínuo de esforço e transformação, que as dificuldades podem ser oportunidades para alcançar o sucesso e que, se seguirmos um atalho, não haverá aprendizado. Pode-se concluir que o importante não é buscar o caminho mais curto, mas aprender a planejar e desejar ardentemente o seu sonho, para se tornar competente, alcançar e manter o sucesso.
O atalho que parece encurtar o caminho pode terminar num trecho áspero e sem volta, deixando para traz o conhecimento indispensável para criar a sabedoria de lidar com as circunstâncias que a vida nos oferece.
Antonio Lopes
Psicanalista Didata
Professor e Coordenador do Curso de Psicanálise
Inscrições abertas para nova turma.
(47) 9923 4913 (TIM) / 2125 4913 (res.). / 8462 5692 (OI) antonio@psicanalisesc.com.br