INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Saudações Freudianas!


Fui distinguido com a  honra de ser convidado para trocar com V. idéias acerca de um dos assuntos capitais do nosso saber: a Teoria Psicanalítica II e, para tentar fazer jus ao destaque, esforcei-me em produzir, especialmente para a oportunidade, a apostila, que se propõe introduzir o assunto, pois amontoado de páginas que se compõe não é um compêndio. O ler compêndios, sim, fará de V. um Psicanalista, enquanto que o  meu trabalho poderá, no máximo, servir como estimulador à pesquisa, que, na verdade, é a fundamentação de todo o nosso trabalho.
Os temas, apresentei-os em gotas e as minhas fontes foram as consagradas pela seriedade técnica com que expõem a nossa arte: Brenner, Bellak, Fenichel, Laplanche, Dor, Nunberg, Hanly, Etchegoyen, Holzman, Menninger, Sullivan, Sutherland, Freud e outros, aos quais, ninguém sério pode negar competência. Cito tantos nomes não para mostrar nem o tamanho, nem a qualidade da minha biblioteca psicanalítica, mas para sugerir-lhe nomes que hão de ser lidos, para ir suprindo as necessidades de saber Psicanálise.
Para compor o texto, o que fiz foi apenas uma superposição: tomei o que os mestres disseram e re-escrevi tudo, algo como uma reciclagem, que se ficou defeituosa, digo-lhes que ponham na minha conta, na conta de quem, mesmo tendo chegado onde conseguiu chegar, não deixa de saber que precisa estudar, e estudar muito, e que se entusiasma muito, quando tem de falar sobre Psicanálise.
Terminando, quero deixar-lhe uns versos que falam muito de psicodrama que é uma sessão psicanalítica. Para lê-los convém retirar todas as conotações cômicas que o permeiam e atentar para o quanto de dor há numa sessão psicanalítica.

Com uma risada de puro entusiasmo,
Livrei-me do paletó e do colete;
Depois, sem fazer caso do ar gelado,
Joguei de lado a roupa interior.
E assim, nada mais tendo para despir,
Numa ânsia intensa de servir,
Retirei, inteira, a minha pele!
Mas você, que mudo me olhava,
De mais e mais segredos, ainda necessitava!
Foi então, que, num rasgo desesperado,
Cortei os meus ossos em fatias de tutano!
E quando a minha exposição se tornou completa,
Pendia eu qual um esqueleto duma teia de aranha,
Enquanto você se mantinha distante,
Frio,  sem ao menos tirar o paletó.
Estes versos foram escritos em 1929 por um certo Tom Prideuax, em New York e retratam, sob o ponto de vista dele, a postura de seu analista.
De minha parte, não sou bem assim: uso a empatia, e me guardo de usar o que SF classificou como anti-analítico: a manipulação, a sugestão e a catarse. Tem dado certo, pois o consultório tem prosperado e me sinto cada vez mais satisfeito em ser Psicanalista-clínico. Na verdade a parte que mais me entusiasma é o fato de ser clínico.
Neste ponto, terminando mesmo, quero dizer que não é só aqui que estarei disponível, assim será também em minha casa e no meu consultório: conte comigo para servir e para trocar experiências, ou então escreva, telefone, o importante é que V. se comunique comigo.


segunda-feira, 30 de junho de 2014

A Psicanálise aplica-se a todas as áreas da Vida Humana.

SOCIEDADE PSICANALÍTICA ORTODOXA DO BRASIL
SPOB-POLO/RS
O Curso Livre de Capacitação em Psicanálise em seus 28 módulos com os conteúdos teóricos e práticos traz o conhecimento das relações do Ser, em toda a sua extensão  psíquica na vastidão do mundo intra-psíquicos e suas relações com o seu mundo externo, realizando assim um grande auto conhecimento.
A Psicanálise aplica-se a todas as áreas da Vida Humana. Pode ser utilizada para todas as vertentes da Ciência Humana - através do conhecimento das causas que angustiam e origem dos comportamentos e inquietações. É a ciência e arte de entender a si e o outro, buscando proporcionar o equilíbrio mental para melhor desempenho das atividades pessoais e profissionais.
O Curso se baseia nos ensinamentos de Sigmund Freud e apreciação das vertentes:
Melaine Klein, Jacques Lacan, Donald W. Winnicott, Wilfred Ruprecht Bion e os outros psicanalistas contemporâneos.
A SPOB é a maior sociedade em associados da America Latina com mais de 3000 associados  trazendo o curso a todos os profissionais com curso superior  ou em fase de conclusão, em qualquer área do conhecimento.

O objetivo da SPOB é promover o ensino e a pesquisa da ciência psicanalítica a partir do pensamento freudiano e demais escolas que estruturam a base do saber Psicanalítico. Fomentar de maneira séria e fidedigna de conhecimento das teorias e a prática em Psicanálise.
·         28 módulos presenciais uma vez ao mês num final de semana.
·          Resenhas mensais e monografia de formação.
·         2.128 horas total.      
·         Apostilas atualizadas com visão da psicanálise contemporânea.
·         Corpo docente de vários estados do país.
·         Certificado pela SPOB – Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil – a maior sociedade de psicanalistas da América Latina.
·         Grupo com 30 alunos, garanta a sua vaga. Ficha de matricula no anexo.
Local: rua Profº Annes Dias, 166,103 – 9º andar , sala de reunião
Inscrições; Porto Alegre – RS - Coordenador ; Castilho S. Sanhudo.
End. Rua Profº Annes dias,166/103 - fones (51) 84497408 / 3024 7559
e-mail- castilhoss28@hotmail.com  -  spobpolors@gmail.com
Em Santa Catarina.
Antonio Lopes - Psicanalista Didata
Professor e coordenador do Curso de Psicanálise da SPOB em Santa Catarina.
Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil
(47) 3081 2665 / 9923 4913 TIM / 8462 5692 OI

antonio@psicnalisesc.com.br