INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

“As desfrutáveis”



“As desfrutáveis”

Texto baseado em  Erich Fromm
“Partindo de suas premissas teóricas, Freud é forçado  a falar de “ objetos” de amor; o amor dos homens, e sobre tudo é do tipo “fixação”, isto é , a fixação a pessoas que se tornam preciosas através da satisfação de outras necessidades vitais (comer e beber). Este amor adulto não é diferente da criança – ambos amam aqueles que os alimentam. Com efeito, isto é indiscutível para muitos, uma espécie de gratidão por ser alimentado.
Freud postula “amar em si mesmo, na medida em que é anelo e privação, reduz o amor próprio, ao passo que ser amado, ter o seu amor retribuído e possuir o objeto amado, aumenta-o ainda mais” .
Tem mais, Freud diz, “ todos estão errados! Amar torna-os fracos;o que os faz feliz é ser amados”
E que é ser amado? É possuir o objeto amado, uma definição de amor burguês; possuir e controlar favorece a felicidade.
O amor começa como resultado de a criança ser alimentada pela mãe. Termina  na propriedade da fêmea pelo macho, portanto ela é quem ainda tem que alimentar com afeições, prazer sexual e comida.
Talvez esteja aqui a chave para o conceito do complexo de Édipo. Ao estabelecer o espantalho de incesto.
“Os principais fatores na atitude patriarcal masculina são a dependência da mulher e a negação dessa dependência mediante o controle dela.” (Erich Fromm)
Uma mulher falou-me, que as mulheres estavam erradas aos tirarem o sutiãs na praça (O episódio conhecido com Bra-Burning, ou em português ‘a queima dos sutiãs’, foi um protesto com cerca de 400 ativistas do WLM (Women’s Liberation Movement) na realização do concurso de Miss America em 7 de setembro de 1968, em Atlantic City, EUA.), deixaram os homens mais inseguros pois revelaram o poder da mulher.
Neste olhar da liberação feminina os homens ficam cada vez mais inseguros e dependentes da figura maternal, ou seja, da mulher em si.
É importante revermos a evolução do desenvolvimento masculino e suas necessidades em ser alimentados pelas mulheres, isto é fato desde os princípios de suas vidas, então para eles, elas precisam estar disponíveis.

Da manga rosa quero o gosto e o sumo
Melão maduro sapoti juá
Jaboticaba teu olhar noturno
Beijo travoso de umbú cajá
Pele macia, é carne de cajú
Saliva doce, doce mel, mel de uruçu

Linda morena fruta de vez temporana
Caldo de cana caiana
Vem me desfrutar
Linda morena fruta de vez temporana
Caldo de cana caiana
Vou te desfrutar

Morena tropicana eu quero o teu sabor
Ai, ai, ai, ai
Morena tropicana eu quero o teu sabor
Ai, ai, ai, ai

Nesta musica de Alceu Valença temos a conjunção de sabor com necessidade, torna-se saborosa, apetitosa, é uma necessidade da mulher para que se sinta “a fonte dos desejos”, um sabor de fruta,melancia, (meu xuxu,meu xuxuzinho,), é na fonte de sabores que se reflete o desejo de  alimentar-se, não podemos  deixar de lado a importância de ser ela o alimento primário, o leite materno, os seios tem uma conotação  de proteção, amor,entrega,alimento, é nisto que homem estará sempre nas buscas nas suas relações.
Na insegurança do homem, a sua necessidade destes alimentos, muitas vezes é imprescindível que a  mulher torne-se disponível, desfrutável, para suprir as necessidades dele.
A negação desta dependência para aqueles se tornaram donos de seus objetos, a mulher, para muitos é insuportável, pois sem isto eles não sobreviveriam ao caos da fome, perderiam o sentido de suas vidas, desenvolveria a obsessão sobre o “objeto de desejo”, não mais o desejo mais a sua fonte de vida. 
Neste intervim, pode se criar hipótese das buscas desses alimentos em novas fontes, quanto maior a sua insegurança maior será a sua necessidade desta  busca em varias fontes em uma tentativa de suprir o seu vazio, de afetos,amores, sexo, ou simplesmente adquire com um valor monetário,ou seja na busca dos seio bom (M. Kein).
E a mulher?? Esta está para o homem como fonte de desejos, sendo desejada ela se completa neste desejo,ficando sob a condição do poder do homem. Cria-se o machismo, elevando este poder em “pode-se tudo”, nunca se submeter a mulher tornando-se o “objeto de desejo” da mulher, poderíamos teorizar mas ficaremos hoje aqui, voltaremos com outros “escritos”.
Tenho que me alimentar.!!!!
Fica a todos um abraço.
Caso queira participar com este escrito mande para;

Castilho