INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

quarta-feira, 4 de maio de 2016

A Psicanálise e suas abrangências.


  • Estresse, conflitos e transtornos
Medos  irracionais, baixa auto-estima, pensamentos repetitivos, rituais (próprios seus), conflitos pessoais e familiares, envolvimento emocional na presença de dependência química, ansiedade, aflição, depressão, dores inorgânicas não diagnosticadas, fantasias sexuais exacerbadas, sensação de que algo ruim vai acontecer, alterações freqüentes de humor, desejos reprimidos, insônia, pesadelos freqüentes, incertezas na vida, fracassos profissionais, fracassos sexuais, fracassos amorosos, seja em casa, no trabalho ou nas suas relações familiares e sociais.
  • Psicanálise, ciência e arte de tratar da dor da alma.
Benefícios da Psicanálise.
Elucidação dos conteúdos do inconsciente humano, e lá pode ser encontrado grandes tesouros ou também grandes fantasmas que levam a repetir padrões de comportamento que limitam suas potencialidades e a capacidade de usufruir e viver com mais harmonia, equilíbrio e domínio de si.

·        O que faz a psicanálise?
A função da psicanálise é levar o analisado conhecer-se a si mesmo; isto é, leva-lo ao auto conhecimento. Quando os conteúdos inconscientes se tornam conscientes, é o momento em que a pessoa poderá considerar uma cura. Na psicanálise não há censura, não há certo ou errado, não há julgamento.
  • Quanto tempo dura um tratamento psicanalítico?
Não existe prazo de tratamento, depende sempre de cada pessoa, mesmo que durem meses ou até anos; o analisado só vai mudar aquilo que ele mesmo julgar "conveniente" "per-si". O livre arbítrio do analisado é sempre e eticamente respeitado.
  • Qual é a restrição para não fazer psicanálise?
Não há restrições.  Basta ter a capacidade de pensar, falar e raciocinar livremente entre a inteligência e imaginação.  Só não é indicada para quem não quer mudar nada!
  • Quem pode ser psicanalista?
Terceiro grau completo e universitários de qualquer área podem se habilitar na profissão de psicanalistas.  Para isso devem concluir com aprovação um Curso de Capacitação em Psicanálise.
  • Onde fazer o curso?
A SPOB – Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil, SPOB-POLO/RS iniciará uma nova turma NOS DIAS 06 E 07 DE MAIO
Faça a sua inscrição,
Adesões: SPOB-POLO/RS – Coordenação Castilho Sanhudo.
Email- castilhoss28@hotmail. spobpolors@gmail.com
Telf. 3024-7559 – 8449-7408.









terça-feira, 3 de maio de 2016

CURSO LIVRE DE CAPACITAÇÃO EM PSICANÁLISE

SPOB-POLO/RS – Módulo I
INTRODUÇÃO Á PSICANÁLISE – GRUPO IX POA/RS
A aula será realizada nos dias 06 e 07 de Maio
Rua Profº Annes Dias 166/103. Sala de reuniões.
·         Confirme a sua presença para receber o manual do aluno e a apostila deste módulo
Castilho S. Sanhudo- Coordenador da SPOB-POLO/RS
Conteúdo

    15. MANUAL D0 ALUNO

segunda-feira, 2 de maio de 2016

O que é Psicanálise?

O que é Psicanálise?


É um método de tratamento das neuroses e psiconeuroses, onde se busca a liberação dos conflitos que estão no inconsciente produzindo pensamentos, emoções e sentimentos inócuos, baixa estima, insegurança, angústia, ansiedade, depressão, euforia, culpa, autopunição, insatisfação, medos, insônia e transtornos variados. É a ciência e arte de tratar da dor da alma, de eliminar os sofrimentos internos e dar brilho à vida.
Quando entra a psicanálise na vida de um indivíduo?
Entra em todas as fases da existência, contribui para o desenvolvimento do equilíbrio emocional e proporciona o alívio das pressões do dia a dia de cada um. 
É necessário romper o preconceito e investir na sua pessoa para ter mais alegria, paz e harmonia. 
Para quem é recomendada?
É recomendada para todos os que querem melhorar como ser humano.
Muitas vezes falamos que nós mesmos não nos entendemos, por quê? 
Porque, embora tenhamos o suficiente para viver, os desejos inconscientes estão ali, incomodando, querendo mais, construindo sonhos e anseios, é a força da libido que se manifesta em busca de uma satisfação pessoal. 
Como conhecer a fundo uma pessoa?
Cada pessoa segura muito seu conteúdo em função da realidade externa em que vive e dos valores que lhe foram ensinados, que talvez não seja o que ela deseja, gerando insatisfação e frustrações. 
As terapias psicanalíticas podem durar muito tempo e não obter a revelação de toda realidade interna, mas aliviam muitas delas, contribuindo para um melhor conhecimento de si mesmo.
Quais são as metas de um psicanalista?
As principais metas do psicanalista estão no resultado das descargas emocionais e compromisso com a ética, onde não há censura, não há certo nem errado, para que a pessoa possa falar dos seus sofrimentos internos, das suas fantasias, das angústias e das pulsões que afligem e são torturantes.
Quais são os benefícios da terapia psicanalítica?
Quem vai ao analista não sai do mesmo jeito que chegou, sai melhor, pois alivia as cargas que carrega durante a vida, sentindo-se uma pessoa mais leve, aliviada, alegre, equilibrada e com uma melhor compreensão do convívio social.

   INSCRIÇÕES ABERTAS PARA UMA NOVA TURMA EM PORTO ALEGRE!
                                        VAGAS LIMITADAS
Inscreva-se já através do nosso e-mail : spobpolors@gmail.com
Preencha sua ficha e garanta sua vaga!


 Início em 06 de Maio/2016, para que você possa se programar, e estar conosco. 
É importante que faça sua inscrição pois só teremos 30 alunos em sala de aula.