INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Esboço de Psicanálise



Este é um trabalho realizado por FREUD no final de sua vida.
É como se fosse uma grande síntese de conceitos apresentado com uma boa sequência lógica.
O objetivo deste trabalho breve é reunir os princípios da Psicanálise e enunciá-los, por assim dizer, dogmaticamente, sob a forma mais concisa e nos termos mais inequívocos. Sua intenção, naturalmente, não é compelir à crença ou despertar convicção.

Os ensinamentos da Psicanálise baseiam-se em número incalculável de observações e experiências, e somente alguém que tenha repetido estas observações em si próprio e em outras pessoas acha-se em posição de chegar a um julgamento próprio sobre ela.
O trabalho é dividido em três partes: A Mente e seu funcionamento; O Trabalho prático e O rendimento teórico.
A primeira parte se subdivide em 5 capítulos: O Aparelho Psíquico; A teoria dos instintos; O desenvolvimento da função sexual; Qualidades psíquicas e A Interpretação do Sonho.
Abaixo seguem partes importantes e alguns conceitos elaborados no texto:
“Conhecemos duas espécie de coisas sobre o que chamamos nossa psique (ou vida mental): em primeiro lugar, seu órgão corporal e cena de ação, o cérebro (ou sistema nervoso), e, por outro lado, nossos atos de consciência, que são dados imediatos e não podem ser mais explicados por nenhum outro tipo de descrição”
“Presumimos que a vida mental é função de um aparelho ao qual atribuímos as características de ser extenso no espaço e de ser constituído por diversas partes"
À mais antiga destas localidades ou áreas de ação psíquica damos o nome de id. Ele contém tudo o que é herdado, que se acha presente no nascimento, que está assente na constituição — acima de tudo, portanto, os instintos, que se originam da organização somática e que aqui encontram uma primeira expressão psíquica, sob formas que nos são desconhecidas.
Sob a influência do mundo externo que nos cerca, uma porção do id sofreu um desenvolvimento especial. Do que era originalmente uma camada cortical, equipada com órgãos para receber estímulos e com disposições para agir como um escudo protetor contra estímulos, surgiu uma organização especial que, desde então, atua como intermediária entre o id e o mundo externo. A esta região de nossa mente demos o nome de ego.
Da mesma maneira, o superego, ao longo do desenvolvimento de um indivíduo, recebe contribuições de sucessores e substitutos posteriores aos pais, tais como professores e modelos, na vida pública, de ideais sociais admirados.
Esses são exemplos de trechos e do teor da forma de conceituação adotada no texto