INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

quarta-feira, 21 de março de 2018



 
CENTRO PSICANALÍTICO CONTEMPORÂNEO


CNPJ n° 27.861.946/0001-07 – Insc. PM. 604.334.2.6
Rua Profº . Annes Dias, 166/103 -  Centro – Porto Alegre 

CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Disciplinas:(Encontros Teóricos Presenciais)

MÓDULO I
                            I.             Introdução à Psicanálise
Contexto histórico europeu e o início do pensamento psicanalítico.  As primeiras experiências de Freud.  O surgimento e desenvolvimento da psicanálise no mundo. Conceitos básicos na terminologia psicanalítica.  História da psicanálise no Brasil. Direito e psicanálise.  Principais escolas psicanalíticas.  Psicanálise, pós-modernidade e globalização.
                         II.              Teoria Psicanalítica I (Freud)
Introdução à Psicanálise. Topografia do aparelho psíquico: primeira e segunda tópica freudiana. A vida instintiva do neurótico. O sistema inconsciente e suas manifestações. A situação traumática e formação das neuroses.  
                      III.              Teoria psicanalítica II (Freud)
A organização libidinal. As fases evolutivas da libido. Complexo de Édipo e o Complexo de Castração. O desenvolvimento do Superego. O período de latência. O desenvolvimento na puberdade e adolescência.
                      IV.              Psicanálise e Educação do Ser
O módulo apresenta questões significativas: da concepção construtivista e a avaliação, o que dizem estudiosos da educação e suas reflexões, os atores do contexto educacional, distúrbios de aprendizagens, teoria psicanalítica  e seus estágios, relações marcadas pelo inconsciente e especialmente a Psicanálise e a educação do ser.
                         V.              Teoria psicanalítica III (Freud)
As defesas do ego, a severidade do superego e as formações de compromisso; Sintomas clínicos do conflito neurótico; A angústia como sintoma neurótico; As perversões e as neuroses impulsivas; Distúrbios narcisistas
                      VI.              Sexologia e Psicanálise
Conceitos em psicanálise.  Freud e a sexualidade.  Libido. Desenvolvimento, formação da personalidade e sexologia.  A vida erótica do ser humano.  Monismo fálico.  Édipo simétrico e Édipo assimétrico.  O ensaio freudiano em duas etapas

MÓDULO II
                   VII.              Semiologia psicanalítica
Conceito de semiologia.  Semiologia psiquiátrica dinâmica.  Semiologia psicanalítica.  Elementos da semiologia psicanalítica.  Semiologia Kleiniana. Efeito semiológico edipiano.  Semiotecnia analítica.  Entrevista psicanalítica estruturada. 
                VIII.              Interpretação de sonhos
O sonho: concepção freudiana. Conteúdo dos sonhos. Princípios para interpretação de sonhos. O sonho e a clínica psicanalítica. Simbolismo.
                      IX.              Teoria psicanalítica IV (Freud)
A estruturação do superego e a organização perversa; O grupo familiar na  normalidade e na patologia. Relembrando a teoria: conceitos gerais.  Distúrbios do self.  Distúrbios de personalidade e do comportamento narcisista. Casos clínicos de Freud: O homem dos lobos; O homem dos ratos; Presidente Schreber; O pequeno Hans.
                         X.              Psicodinâmica das neuroses
Dinâmica geral das neuroses. Sistemas psíquicos.  Definição, formação e dinâmica de conflito psíquico. Divisão do aparelho psíquico. Classificação e estudo das neuroses.


                      XI.              Tópicos especiais em psicanálise I
A psicanálise e sua aplicação em ambientes não-clínicos.  Relação da teoria psicanalítica com contextos específicos: campo do direito, campo da educação, campo das organizações.
                   XII.               Psiquiatria aplicada à Psicanálise
Conceitos em psiquiatria.  Relação entre psiquiatria e psicanálise.  Classificação das patologias estruturais.  Clínica psicanalítica e patologias estruturais.  DSM-IV e CID-10.  Introdução à psicofarmacologia.
                XIII.              Fundamentos da técnica psicanalítica I
O processo analítico.  Processo psicanalítico.  Setting analítico. Anamnese.  Entrevistas preliminares. Contratransferência.  Resistência. Mecanismo de defesa. Angústia de separação. Interpretação. Clínica psicanalítica e o paciente psiquiátrico. Etapas da análise. 
                XIV.              Ética psicanalítica
Conceito de ética e reflexão filosófica.  Diferença entre ética e moral.  Desenvolvimento da consciência humana.  Teoria do conhecimento.  Ética psicanalítica.  Ética do desejo e a clínica analítica.
                   XV.              Fundamentos da técnica psicanalítica II
O legado de Freud, a clínica contemporânea e a psicanálise. A evolução conceitual na clínica, as defesas do ego e a formação vincular. A dinâmica na atividade interpretativa: a escuta, a transferência e a mente do analista. A situação analítica e a contratransferência, relações de objeto e a interpretação.

MÓDULO III
                XVI.              Tópicos Especiais em psicanálise II
Psicanálise e representação social.  A psicanálise e as novas tecnologias. O futuro de Freud. Psicanálise nas organizações – setting corporativo. 
             XVII.              17.Psicoterapia psicanalítica
Conceituação.  História.   A Psicanálise e a Psicoterapia Psicanalítica. A técnica. Atitude interna e externa do terapeuta. A pré consulta. Entrevistas preliminares. Anamnese. Planejamento terapêutico. Aliança Terapêutica e Aliança de Trabalho. O Setting analítico. Resistência. Transferência. Contratransferência. Insight, Elaboração e Ação. Ascensão e queda  da Neurose de Transferência. Psicoterapia Psicanalítica do paciente somático. Ênfases Contemporâneas na Psicoterapia Psicanalítica. Os Resultados da Psicanálise e da Psicoterapia Psicanalítica no término e no seguimento.   A cura psicanalítica.  O Processo de Alta
          XVIII.              18.Seminário de supervisão I
Conceito de supervisão.  Características do campo dinâmico da supervisão analítica.  Condições necessárias para o supervisionando.  Condições necessárias para o supervisor.  Análise pessoal e didática: conceitos, importância e funcionamento.  Condições do vínculo supervisor-supervisionado.  Objetivos da supervisão.
                XIX.              19 .Neurociência e Psicanálise
Comunicação, linguagem e o pensamento psicanalítico. Neurociência, pós-modernidade e psicanálise contemporânea.  Violência, delinquência social e patologia da existência.
                   XX.              20.Psicoterapia breve
O que é psicoterapia Breve. História e desenvolvimento da psicoterapia breve. Entrevista, anamnese e exame psíquico. Aliança terapêutica. Foco. O uso de triângulos de interpretação da técnica focal. Experiência emocional corretiva. Efeito carambola. Indicações para a psicoterapia breve. Tratamento. O Manejo terapêutico em Psicoterapia Breve. Como trabalha o psicanalista. Como trabalha o psicanalista com psicoterapia breve. Uma sessão de psicoterapia analítica. Uma sessão de psicoterapia breve analítica. Atendimento grupal em psicoterapia breve analítica. Tipos de intervenção verbal do terapeuta. Quadro demonstrativo das indicações e contra-indicações.
                XXI.              21. Psicopatologia Geral e Psicanalítica
Psicopatologia: conceitos e definições. Sinais e sintomas de doenças psíquicas e psiquiátricas.  Parâmetros para diagnóstico funcional em psicopatologia.  Principais transtornos clínicos.  Estudos de casos.  A psicanálise e a clínica de psicóticos: técnicas, teorias e parâmetros
             XXII.              Fenômenos psicossomáticos
Elementos básicos da Psicossomática. Abordagem das principais escolas.  Fundamentos e desenvolvimento. Psicossomática. Fenômenos Psicossomáticos.  Diferença entre o Fenômeno Psicossomático e o Sintoma de conversão.  O Pensamento operatório.  Orientações para a análise com pacientes psicossomáticos.

MÓDULO IV
          XXIII.              Tópicos Especiais em Psicanálise III 
Revendo as teorias e as prática da Psicanalise                 
          XXIV.              Psicodinâmica das organizações borderlines
Diversos autores o utilizam o termo borderline, há mais de um século, para se referir a um grupo de pacientes que se caracterizam, basicamente, por apresentar uma alteração na fronteira (ou na borda) entre a neurose e a psicose. Como acontece sempre em psiquiatria com outros diagnósticos, o termo Transtorno Borderline tem uma longa história, passando por diversos conceitos e denominações ao logo do tempo.
             XXV.              Teoria psicanalítica Kleiniana
Teoria das posições. Análise de psicóticos.  Complexo de Édipo e a teoria Kleiniana.  Relações objetais. Defesas primitivas.  Objeto interno e identificação projetiva. O papel da mãe no desenvolvimento da personalidade. Teoria do ego.  Teoria do Superego.  Teoria e clínica de análise de crianças.  Linguagem viva e concreta.
          XXVI.              Teoria psicanalítica Winnicottiana
O autor e a obra – teorias. a adaptação à realidade compartilhada. o brincar e a realidade. contribuição de Winnicott para a psicopatologia psicanalítica. Adolescência. O ambiente e a contratransferência.
       XXVII.              Teoria psicanalítica Bioniana
Utilização dos modelos psicanalíticos.  Bion e outros pensadores.  Terminologia Bioninana.  A dinâmica dos grupos. Perversão dos sistemas socias.  Trabalho com psicóticos.  Teoria do pensamento. Teoria do conhecimento.  Teoria das transformações.  Psiquismo fetal.  Vínculos e configurações vinculares.  Função de continente do analista.  Análise do consciente.
    XXVIII.              Teoria psicanalítica Lacaniana
A conexão Lacan-Freud. Conceitos e abordagens teórico-técnicos no pensamento lacaniano. Elementos da técnica psicanalítica na abordagem lacaniana. Abordagem histórica. Os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise. O estádio de espelho.  O R. S. I. Significado e significante
          XXIX.              Psicanálise para infantes e púberes
Psicanálise infantil.  Conceitos iniciais. Clínica do pequeno paciente e o contexto geral da psicanálise.  Freud e a clínica infantil. Filosofia moral e o conceito de infância.  Clínica infantil e Anna Freud: uma proposta pedagógica.  Clínica infantil e Melanie Klein: uma proposta clínica. Elementos lúdicos e interpretação na clínica kleiniana. Contribuições de Winnicott para clínica infantil.  Técnicas e práticas atuais na clínica infantil.
             XXX.              Seminário de supervisão II
Formação e supervisão.  Supervisão: revisão e uma proposta de sistematização.  Identidade do psicanalista.  Comunicação e aprendizagem na supervisão analítica.  Foco e estratégia da supervisão clínica analítica.  Supervisão: exercício da função paterna em psicanálise.  Emancipação versus adaptação.  Supervisão: o ato da palavra.