INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

quinta-feira, 9 de julho de 2015

CURSO LIVRE DE CAPACITAÇÃO EM PSICANÁLISE

Matriculas aberta para o Grupo- POA-IX
Módulo -XV-  fundamentos da Técnica II
OCORRERÁ NOS DIAS 17 E 18 DE JULHO

INTRODUÇÃO
 Na história da psicanálise em relação à infância, no século XIX foi a sexualidade da criança. Sigmund Freud (1905), através de suas pesquisas e na prática clínica descobre: A função sexual existe desde o princípio da vida, logo após o nascimento e não a partir da puberdade. O período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo até chegar à sexualidade adulta, onde as funções de reprodução e de obtenção de prazer podem estar associadas, tanto no homem como na mulher.
No processo de desenvolvimento psicossexual, a criança tem, nos primeiros anos de vida, a função sexual ligada à sobrevivência, portanto o prazer é encontrado no próprio corpo. O corpo é erotizado, assim, as excitações sexuais estão localizadas nas partes do corpo, a ordem dos deslocamentos da energia instintiva de uma zona do corpo para outra é sempre a mesma, mas o nível de maturação da criança determina quando ocorrerão os deslocamentos.

Entre o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo, Freud deu-nos, sobretudo, uma descrição cronológica do desenvolvimento afetivo. O encadeamento das fases é progressivo e cada uma das sucessivas etapas (oral, anal e fálica) deixa para trás de si traços que se organizam em extratos sucessivos suscetíveis, de acordo com o caso, de cristalizar pontos de fixação, em direção dos quais convergem as eventuais regressões ulteriores.
 Texto da Professora: Rita Geovane Rosa Stumpf