INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Módulo III- Teoria Psicanalítica Freud II

CURSO LIVRE DE CAPACITAÇÃO EM PSICANÁLISE

TURMA  PORTO ALEGRE - IX
 Módulo III- Teoria Psicanalítica  Freud II- Ocorrerá nos dias 29 e 30 de Julho
A SPOB-RS está com as inscrições abertas para o Grupo IX de Curso Livre de Capacitação em  Psicanálise. 
Conteúdo


quarta-feira, 27 de julho de 2016

Prezado colega em formação:

CURSO LIVRE DE CAPACITAÇÃO EM PSICANÁLISE

TURMA  PORTO ALEGRE - IX
 Módulo III- Teoria Psicanalítica  Freud II- Ocorrerá nos dias 29 e 30 de Julho
A SPOB-RS está com as inscrições abertas para o Grupo IX de Curso Livre de Capacitação em  Psicanálise. 
Saudações Freudianas!
Fui distinguido com a subida honra de ser convidado para trocar com V. idéias acerca de um dos assuntos capitais do nosso saber: a Teoria Psicanalítica, e, para tentar fazer jus ao destaque, esforcei-me em produzir, especialmente para a oportunidade, o livro anexo, que é apenas um livro, que se propõe introduzir o assunto, pois amontoado de páginas que se compõe não é um compêndio. O ler compêndios, sim, fará de V. um Psicanalista, enquanto que o  meu trabalho poderá, no máximo, servir como estimulador à pesquisa, que, na verdade, é a fundamentação de todo o nosso trabalho.
Os temas, apresentei-os em gotas e as minhas fontes foram as consagradas pela seriedade técnica com que expõem a nossa arte: Brenner, Bellak, Fenichel, Laplanche, Dor, Nunberg, Hanly, Etchegoyen, Holzman, Menninger, Sullivan, Sutherland, Freud e outros, aos quais, ninguém sério pode negar competência. Cito tantos nomes não para mostrar nem o tamanho, nem a qualidade da minha biblioteca psicanalítica, mas para sugerir-lhe nomes que hão de ser lidos, para ir suprindo as necessidades de saber Psicanálise.
Para compor o texto, o que fiz foi apenas uma superposição: tomei o que os mestres disseram e re-escrevi tudo, algo como uma reciclagem, que se ficou defeituosa, digo-lhes que ponham na minha conta, na conta de quem, mesmo tendo chegado onde conseguiu chegar, não deixa de saber que precisa estudar, e estudar muito, e que se entusiasma muito, quando tem de falar sobre Psicanálise.
Terminando, quero deixar-lhe uns versos que falam muito de psicodrama que é uma sessão psicanalítica. Para lê-los convém retirar todas as conotações cômicas que o permeiam e atentar para o quanto de dor há numa sessão psicanalítica.

Com uma risada de puro entusiasmo,
Livrei-me do paletó e do colete;
Depois, sem fazer caso do ar gelado,
Joguei de lado a roupa interior.
E assim, nada mais tendo para despir,
Numa ânsia intensa de servir,
Retirei, inteira, a minha pele!
Mas você, que mudo me olhava,
De mais e mais segredos, ainda necessitava!
Foi então, que, num rasgo desesperado,
Cortei os meus ossos em fatias de tutano!
E quando a minha exposição se tornou completa,
Pendia eu qual um esqueleto duma teia de aranha,
Enquanto você se mantinha distante,
Frio,  sem ao menos tirar o paletó.

Estes versos foram escritos em 1929 por um certo Tom Prideuax, em New York e retratam, sob o ponto de vista dele, a postura de seu analista.
De minha parte, não sou bem assim: uso a empatia, e me guardo de usar o que SF classificou como anti-analítico: a manipulação, a sugestão e a catarse. Tem dado certo, pois o consultório tem prosperado e me sinto cada vez mais satisfeito em ser Psicanalista-clínico. Na verdade a parte que mais me entusiasma é o fato de ser clínico.
Neste ponto, terminando mesmo, quero dizer que não é só aqui que estarei disponível, assim será também em minha casa e no meu consultório: conte comigo para servir e para trocar experiências, ou então escreva, telefone, o importante é que V. se comunique comigo.
Castilho Silveira Sanhudo
Psicanalista – Didata
Coordenador – SPOB-POLO/RS
Rua Profº Annes Dias, 166,103
fones (51) 84497408 / 3024 7559-
e-mail- castilhoss28@hotmail.com  -  spobpolors@gmail.com