INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Melanie Klein - Fantasia Inconsciente

Melanie Klein - Fantasia Inconsciente
Conteúdo da apostila - Melanie Klein
Curso Livre de Capacitação em Psicanálise- SPOB-POLO/RS
Org. Castilho S. Sanhudo
O conceito de fantasia inconsciente é essencial para a compreensão da teoria formulada por Melanie Klein sobre o funcionamento psíquico do indivíduo. No entanto, esta teoria gerou uma ampla polêmica no âmbito do pensamento psicanalítico, pois diverge da teoria freudiana. Por trás desta discussão está o fato de o termo fantasia ser usado em sentido diferente. Klein elaborou o conceito de fantasia inconsciente constatando que, no funcionamento psíquico, as relações com os objetos externos são mediadas pelas fantasias inconscientes que dão origem aos objetos internos. Anna Freud, se referindo às fantasias conscientes, afirmava que as mesmas são consequência da inibição da sexualidade.
As observações durante a análise de crianças levam Klein a conceber um ego que, a partir do nascimento, é capaz de formar relações de objeto na fantasia e na realidade. O percurso teórico freudiano tem como pano de fundo o estudo de pacientes neuróticos adultos, remontando até as fases iniciais da infância. Uma das teorias centrais do pensamento freudiano, o Complexo de Édipo, não foge deste percurso hermenêutico. A maneira como esta fase fundamental da infância é vivida, em torno dos quatro cinco anos de idade, na perspectiva freudiana, torna-se estruturante para o funcionamento do psiquismo em suas fases sucessivas do desenvolvimento. No quadro do desenvolvimento freudiano, crianças pequenas não são analisáveis, pois seu psiquismo estaria ainda numa fase narcísica. Já a teoria kleiniana parte da constatação que crianças, muito antes dos quatro ou cinco anos de idade, sofrem de fobias. A criança desde os primeiros meses de vida demonstra estar à mercê de ansiedades persecutórias, que encontram expressão em temores arcaicos. Isto supõe uma situação conflitual que antecipa o Complexo de Édipo para fases muito mais primitivas do desenvolvimento.

No âmbito da teoria kleiniana, a fantasia é o conteúdo primário dos processos mentais inconscientes. Os processos mentais nascem do inconsciente, a partir das necessidades instintuais. As fantasias são portanto expressões mentais dos instintos, uma representação psíquica dos instintos libidinais e destrutivos. A atividade do fantasiar, como observa a própria M. Klein, tem suas raízes nas pulsões, da qual é um corolário. M. Klein recorre ao conceito de identificação primária, definido por Ferenczi como o esforço do bebê para redescobrir em todos os objetos os seus próprios órgãos e seu funcionamento. É o processo de formação de símbolos que em grande parte libidiniza o mundo externo. São as fantasias que sustentam e promovem o interesse pelo mundo externo, facilitam a aprendizagem e fornecem a energia para organizar o conhecimento. 
Local: Profº Annes Dias, 166, 9ºandar, sala de reuniões
Módulo III  previsto para 18 e 19 /07/ 2014.
Porto Alegre – RS - Coordenador Castilho Sanhudo.
End. Rua Profº Annes dias,166/103 - fones (51) 84497408 / 3024 7559

e-mail- castilhoss28@hotmail.com  -  spobpolors@gmail.com

Complexo de castração

Complexo de castração
Luiz Antonio Lessa Tosca


Em psicanálise, o conceito de Castração não corresponde à mutilação dos órgãos sexuais masculinos, mas designa uma experiência psíquica completa, inconscientemente vivida pela criança por volta dos 5 anos. Essa vivência é essencial para definir a  identidade sexual do indivíduo. O complexo de castração compõe, junto com o complexo de Édipo, a estrutura dos desejos que funda e institui o sujeito na sua relação com o mundo. É o ambiente psíquico onde opera a sua subjetividade. Freud constatou que a criança ao observar a mãe nua, ao invés de ver os órgãos sexuais da mulher, interpreta a vagina como falta. Freud conclui, então, que na relação mãe-filho, o complexo de Édipo faz intervir um terceiro elemento, que ele denomina de função paterna e ao perceber a mãe castrada, reconhece a castração do outro.  Por conta da ameaça da castração, e com medo de perder o seu pênis, o menino terá que renunciar à mãe. No que diz respeito à menina, o reconhecimento de que à mãe falta o pênis, isto é, de que ela é privada do falo, faz com que a menina se volte para o pai. As crianças, ao reconhecerem a falta do pênis na mãe passam a ter a falta inscrita no seu próprio ser. Reconhecer a castração significa situar-se em relação à própria ordem simbólica. Do ponto de vista da psicanálise, no entanto, para que se possa desejar é necessário que haja falta. Assim, poder-se-á afirmar que só há desejo se houver castração.

Ansiedade Generalizada

Ansiedade Generalizada
Castilho S. Sanhudo

O transtorno de ansiedade generalizada é uma preocupação ou ansiedade excessiva ou desproporcional em relação ao comportamento normal do paciente. Para que se faça o diagnóstico preciso que essa ansiedade excessiva dure por mais de seis meses continuamente e precisa ser diferenciada da ansiedade normal, que se restringe a uma determinada situação. Nos períodos que os pacientes estão livres dos sintomas, o que pode durar de horas a dias, eles acreditam que ficaram recuperados.  Depois de alguns dias, quando a ansiedade volta, o paciente fica confuso pois a tentativa inicialmente havia funcionado e depois perdeu a eficácia.  Os sintomas mais comuns então são: boca seca, mãos ou pés úmidos, enjôos ou diarréia, aumento da freqüência urinária, sudorese excessiva e dificuldade de engolir. As mulheres são duas vezes mais acometidas pela ansiedade generalizada do que os homens. A prevalência desse transtorno na população é relativamente alta, em torno de 3%. Em ocasiões como casamento ou um novo emprego os sintomas tendem a piorar.

Transtorno de Separação na Infância.


Luiz Antonio Lessa Tosca


Sintomas de ansiedade são relativamente comuns em crianças e adolescentes, e a ansiedade patológica, incluindo o Transtorno de Separação na Infância é um problema clínico freqüente nesta faixa etária. As crianças podem ser incapazes de permanecer no quarto sozinhas ou exibir um forte vínculo afetivo com a mãe e sofrem muito diante da possibilidade de ficarem separadas. O problema fica mais grave na medida em que as famílias não percebem esse tipo de conduta e ignoram as observações do pediatra, quando acha que criança deve ser medicada. Os transtornos ansiosos podem ser debilitantes para crianças e adolescentes e estressantes para as famílias e o tratamento rápido permite que o jovem exerça suas funções normalmente. A característica essencial do Transtorno de Ansiedade de Separação é o medo do desamparo. Mas o diagnóstico do problema exige uma observação mais apurada do caso por parte do analista. Quando os pacientes são separados da casa ou dessas pessoas de vinculação afetiva, precisam insistentemente saber de seu paradeiro e sentem necessidade de permanecer em contato constante por telefone ou internet. Dos 9 aos 12 anos as crianças com costumam suportar mais a angústia excessiva no momento da separação, mas os adolescentes com o transtorno entre 13 e 16 anos podem recusar ir à escola e apresentar pesadelos ou causas físicas como febre, diarreia, vômito, etc. Preocupações com a morte são comuns nesses casos. A recusa de irem à escola pode acarretar em pouco aprendizado e a evitação social. As crianças podem queixar-se de que ninguém gosta delas e, muitas vezes, até afirmar que desejariam estar mortas. Quando extremamente perturbadas frente à perspectiva de separação, podem apresentar raiva ou às vezes agredir fisicamente a pessoa que está forçando a separação. Quando sozinhas, especialmente à noite, as crianças pequenas podem relatar experiências perceptivas incomuns, tais como, ver pessoas dentro do quarto, criaturas assustadoras que tentam pegá-las, sensação de olhos que as vigiam. Às vezes, as crianças com o transtorno são descritas como excessivamente meticulosas, obedientes e ávidas por agradar. Um humor depressivo em geral está presente nos portadores do transtorno, que pode preceder o desenvolvimento de Transtorno de Pânico.