INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

sábado, 3 de maio de 2014

Libido integrada as pulsões que nos levam da vida à morte

Libido integrada as pulsões que nos levam da vida à morte: uma reflexão quase que musical
Trabalho realizado pela aluna, Ieda Risco
Curso livre de Capacitação em Psicanálise - SPOB-POLO/RS
Na canção de Ana Carolina já se pode ver a presença desta energia - que de tão potente até mesmo foi um dos ingredientes de ruptura entre os mestres Freud e Jung - em quase toda a nossa vida. Talvez a cantora e compositora brasileira não tenha percebido, ao escolher o tema, que se trata da fonte impulsionadora da vida e apenas tenha buscado sua inspiração na parte popularmente conhecida como apimentada da libido.

No anúncio da revista ou na obra de arte
Na foto do jornal ou na letra do encarte
Suíte do motel, sala do 'apart'
No meio, bem no meio o calor que invade

A libido está em toda
A libido está em tudo
A libido está em toda parte
A libido está em toda parte

Nas cabeças de Platão, Maquiavel e Descartes
No azul da atmosfera ou vermelho de Marte
Na porta do seu corpo ou porta-estandarte
No topo de um vulcão ou fulminando de enfarte

A libido está em toda
A libido está em tudo
A libido está em toda parte
A libido está em toda parte

No mundo virtual ou na realidade
No 'hall' do elevador, na mão do biscate
No gesto do plebeu ou da majestade
Em quem chega cedo ou em quem já vai tarde

A libido está em toda
A libido está em tudo
A libido está em toda parte
A libido está em toda parte

Pulsando na pureza ou na crueldade
Na ânsia do desejo ou na rivalidade
Às vezes até finge só amizade
Mas move o mundo inteiro sem dó nem piedade
(Libido -Ana Carolina e Edu Krieger)

Contudo, para que Ana Carolina levante da sua cama num dia qualquer, e durante um banho reconfortante passe a vocalizar uma melodia que em seguida será repetida ao piano ou ao violão e encaixada em uma poesia que brotará como que instantaneamente, falando sobre “um complexo toque sutil sentido quando a seda da blusa desceu durante aquele beijo”..., não bastará o conhecimento técnico de rima e métrica. Não será suficiente a afinação, o dó e o sol. Será preciso, antes de mais nada, a força da libido para que saia do conforto das cobertas e vá trabalhar, sentindo prazer.
Neste ponto, é possível que se tenha gerado uma confusão entre os mais aprofundados no tema e o meu discurso informal. Não, meus caros, leitores. O que nos move e nos faz seguir todos os dias de cabeça erguida, com energia, não são só nossos cafés da manhã posteriores a boas noites de sono, e sim uma força que nos faz levantar e ter o desejo de realizar estas  simples tarefas, como passar um café, aquecer um leite, provar uma fruta fresca e sentir prazer em cada repetição do cotidiano.
E quando o fazemos desta forma, estamos emanados pela pulsão de vida, onde nossas cores são mais vibrantes, nossas emoções nos parecem bem mais claras e onde a libido está diretamente relacionada a este verdadeiro descarrego energético, e sem ter o desejo sexual em primeiro plano.
Está confuso entender? Então vamos passar para o lado mais popular do assunto, numa total inversão de valores, pois talvez fixe melhor. Se coloque na seguinte situação. Você está se sentindo tão pra baixo, tão acabado, tão sem graça, não tem vontade de sair de casa, que anda de calça de abrigo já desbotada, chinelo largo, camisetão, barba por fazer...Sentado na janela, vê aquela moça bonita que sempre lhe agradou. Então você pensa “...é, nem é tão jeitosinha assim”. Você está totalmente sem libido. E em pulsão de morte. Não que queira se jogar da janela, mas a vida não parece fazer tanto sentido, ter tanta graça. Se nem a moça bonita lhe chamou a atenção...Está na hora de saber o que lhe incomoda. De voltar a se vestir bem, de ter vontade sair à rua, de novamente encontrar a garota no armazém da esquina e, quem sabe, dizer um olá para ela. Vai que ela lhe dê um sorriso em resposta?
Agora ficou mais fácil entender? Esta foi a forma com a qual eu consegui explicar, a mim mesma, tudo que li até agora sobre o tema. Foram textos de Cláudio Eizerik, de Arlete Garcia Lopes, do blog monitoriapsicanalisesp.blogspot.com.br das alunas da professora Paula Peron, entre outros, que mostram que a energia sexual do ser humano e sua psiquê está diretamente ligada a teoria das pulsões. O que me remete a uma propaganda veiculada em televisão de um centro clínico que trata de impotência masculina. O lema é “sexo é vida”. E quantas pessoas entram em pulsão de morte por questões sexuais que não são físicas e sim psíquicas, e passam anos tratando o corpo enquanto o que precisam é da cura pela palavra? E outras tantas que se consideram plenas de vida, ativas sexualmente, e não sabem o quanto estão em pulsão de morte com uma “libido” extrema também por questões de sua sexualidade não resolvida?
Enquanto o nosso desejo de viver for a energia que nos impulsionar a buscar uma vida completa e equilibrada, que nossas mentes ouçam e nossas bocas falem o que seja necessário para mantermos o fluxo perfeito de nosso corpo/psique em movimento.


Porto Alegre, 2 de maio de 2014.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Mas onde se pretende chegar através da psicanálise?

CURSO LIVRE DE CAPACITAÇÃO EM PSICANÁLISE - SPOB-POLO/RS
Inicialmente seria interessante entender a diferença entre terapias e psicanálise, antes de nos aprofundarmos no conceito do que vem a ser psicanálise. Para tanto pode-se lançar mão de um antigo ditado: "Todos os caminhos levam a Roma". As terapias seriam todos os caminhos e a psicanálise seria um deles.
A psicanálise portanto é um tipo de terapia, que possui um campo teórico e técnicas que lhe são particulares.
Mas onde se pretende chegar através da psicanálise? Aqueles que se dispõem trilhar esse caminho o iniciam por diversos motivos: autoconhecimento, angústias, depressão, sintomas físicos dos mais diversos sem origem conhecida, etc... Porém mais importante de onde se parte é para onde se deseja chegar. Nesse sentido a psicanálise é um processo de autoconhecimento, é a análise de si mesmo com a ajuda de um profissional - o psicanalista.
De forma geral os sintomas, seja qual a forma que ele tome na vida de uma pessoa, são substitutos de processos inconscientes, traumas, desejos não revelados, etc... que permanecem a margem de nosso conhecimento. Quando tomamos contato com eles e os integramos de forma harmônica ao nosso psiquismo, os sintomas tendem a desaparecer. Nem sempre esse processo é prazeroso, e é uma verdade que muitas vezes ele é difícil, mas que no fim é extremamente compensador.
 A psicanálise portanto é um processo de "re-construção" de nós mesmos, escolhendo caminhos que muitas vezes estavam fechados, e com isso abrindo caminho para a mudança de nosso futuro. É importante entender e frisar que como toda terapia da fala, o desejo do paciente pela mudança é a força motora do processo, e que sem esse nada pode acontecer.
A psicanálise numa única frase é a investigação do inconsciente.


Local: Profº Annes Dias, 166, 9ºandar, sala de reuniões
 Coordenação; Castilho S. Sanhudo.
Psicanalista Didata
End. Rua Profº Annes dias,166/103 
fones (51) 84497408 / 3024 7559
e-mail- castilhoss28@hotmail.com  -  spobpolors@gmail.com