INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

sábado, 11 de janeiro de 2014

Conflitos sexuais – ao conflito entre ser e fazer




Parte da Apostilha Teoria Psicanalítica D.W.Winnicott
Curso Livre de Capacitação em Psicanálise
SPOB-POLO\RS

                   Conflito essencial do ser humano no início da vida ao relacionamento objetal; quando o bebê transita do ambiente que está identificado ( ser) , e começar agir sobre os objetos externos, separados dele. A criança está no dilema de separar a atitude da mãe no início, onde ele é o seio e o seio é ele.
                   Com comportamento adequado da mãe, o bebê experiência a onipotência,  introjeta e se identifica, portanto está no “ser”,  que tem relação com identificações, como projetar e introjetar, enquanto que a confrontação entre o bebê e  seio envolve o fazer.
                  “ A destruição é inerente ao relacionamento objetal”, o ser se identificou, foi tolerado e respeitado na sua onipotência, passa para a objetivação. Já sendo mais integrado se dá a fase do fazer sobre o objeto, ou sofrer algo que seja feito por ele, necessário para que  ocorra o amadurecimento. Para isso a ilusão inicial do ser num só e a separação, deve ser levado em conta o ritmo e obedecer o processo, portanto ser feita de forma gradativa.
                  “ Na psicopatologia, alguns dos maiores bloqueios ao envolvimento instintual ou do impulso, surge quando paciente mais objeto, se transforma violentamente em paciente, se confronta e é confrontado pelo objeto, implicando uma mudança que vai de uma defesa aconchegante para uma posição de angústia de alto grau e uma percepção súbita de imaturidade.”
                 Vamos ver claramente o conceito de identificação e objetivação, no caso exposto por Winnicott, do paciente que era visto e tratado pela mãe como menina, resultando em uma sexualidade cruzada, onde o biológico masculino em conflito com o feminino , teria que dar conta de ser feminino para não perder o amor da mãe.
                  Assim a teoria Winnicottiana da sexualidade, tanto no aspecto relacional como no instintual, fica inserida na  teoria do amadurecimento, fazendo da mesma, vista num contexto mais amplo que a tradicional.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Introdução a Psicanálise


“O desejo é o impulso de recuperar a
perda da primeira experiência
de satisfação”
Freud

 Curso de capacitação em Psicanálise
SOCIEDADE PSICANALÍTICA ORTODOXA DO BRASIL-SOPB-POLO/RS
 
                O desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo dos alunos que frequentam cursos de formação permite uma visão real de mundo e detectar os problemas que o assolam ao mesmo tempo, dotá-los de ferramentas capazes de promover medidas que possam auxiliar na melhoria da situação encontrada ou existente.
               A Metodologia Científica é uma ferramenta fundamental no desenvolvimento de produções científicas para aqueles que ingressam em cursos de especialização e ao longo do mesmo, pois a estimulação para desenvolver trabalhos científicos é uma parte dos requisitos de avaliação e conclusão da própria especialidade.
             A discussão sobre o método, a técnica e o procedimento psicanalíticos poderá ser de grande auxílio para o entendimento da técnica proposta por Freud em relação á aplicação da psicanálise. O entendimento de sua teoria e da técnica propostas e a relação que se estabelece entre o método criado e usado pelo autor nos primórdios da psicanálise, compatibilizado com a sistematização do método científico que surgia ao mesmo tempo com as ciências, auxiliará a compreensão do desempenho enquanto profissional.
             Ao que se tem observado os alunos sentem muitas dificuldades para cumprir essas exigências do curso em termos de elaboração de trabalhos de disciplinas, trabalho de conclusão de curso e relatórios, provavelmente isso ocorra por não ter a introdução básica no que se refere aos trabalhos de pesquisa, ou pela falta de conhecimentos na área metodológica e técnica cientifica, ou por desconhecer qualquer forma de produção.
             Verifica-se que muitas dificuldades encontradas dizem respeito ao desconhecimento da estruturação do trabalho, padrões de redação, procedimentos para fazer pesquisas bibliográficas, seleção e organização de leitura das obras entre outros. Essas dificuldades podem ser uma das causas da ansiedade gerada nos alunos do curso na medida em que as exigências mudam em profundidade a forma usual da escrita, incorporando diversos elementos desconhecidos, causando desanimo e o protelar da realização da atividade ou produção do documento.
              A partir do exposto é importante questionar de que forma podem ser superadas as dificuldades na hora de elaborar uma produção científica. A metodologia cientifica é de extrema importância para auxiliar na elaboração do trabalho de conclusão do curso. Este conhecimento poderá aliviar as angústias geradas na elaboração do trabalho de conclusão do curso, como também na elaboração de outros tantos trabalhos, bem como exercício constante ao redigir outros tipos de documentos. Esse conhecimento sobre metodologia cientifica, ciência e objeto da ciência são instrumentais na preparação de um profissional na área das ciências.
              A preparação, a redação e a apresentação de trabalhos científicos envolvem um grande número de questões de natureza técnica e estética, dentre as quais, pode-se destacar a disciplina, a criatividade na seleção da bibliografia, a leitura de forma organizada, a ousadia e o rigor na abordagem do assunto, além da obediência a certas normas de redação e apresentação do texto final. A Metodologia Científica irá abordar as principais regras da produção científica, fornecendo uma melhor compreensão sobre a sua natureza e objetivos, podendo auxiliar para melhorar a produtividade dos alunos, futuros profissionais e a qualidade das suas produções.