INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

quinta-feira, 27 de março de 2014

Dúvidas freqüentes sobre o Curso Livre de Capacitação em Psicanálise


Alivie seus conflitos e transtornos.
Medos  irracionais, baixa auto-estima, pensamentos repetitivos, rituais (próprios seus), conflitos pessoais e familiares, envolvimento emocional na presença de dependência química, ansiedade, aflição, depressão, dores inorgânicas não diagnosticadas, fantasias sexuais exacerbadas, sensação de que algo ruim vai acontecer, alterações freqüentes de humor, desejos reprimidos, insônia, pesadelos freqüentes, incertezas na vida, fracassos profissionais, fracassos sexuais, fracassos amorosos, seja em casa, no trabalho ou nas suas relações familiares e sociais.

Psicanálise, ciência e arte de tratar da dor da alma.

Benefícios da Psicanálise.
Elucidação dos conteúdos do inconsciente humano, e lá podem ser encontrado grandes tesouros ou também grandes fantasmas que levam a repetir padrões de comportamento que limitam suas potencialidades e a capacidade de usufruir e viver com mais harmonia, equilíbrio e domínio de si.
O que faz a psicanálise?
A função da psicanálise é levar o analisado conhecer-se a si mesmo; isto é, levá-lo ao auto conhecimento. Quando os conteúdos inconscientes se tornam conscientes, é o momento em que a pessoa poderá considerar uma cura. Na psicanálise não há censura, não há certo ou errado, não há julgamento.
Quanto tempo dura um tratamento psicanalítico?
Não existe prazo de tratamento, depende sempre de cada pessoa, mesmo que durem meses ou até anos; o analisado só vai mudar aquilo que ele mesmo julgar "conveniente" "per-si". O livre arbítrio do analisado é sempre e eticamente respeitado.
Qual é a restrição para não fazer análise?
Não há a pessoa que não pode ser psicanalisada; desde que possua a capacidade de pensar, falar e raciocinar livremente entre a inteligência e imaginação.
Só não é indicada para quem não quer mudar nada!
Quem pode ser psicanalista?
Terceiro grau completo ou em conclusão em qualquer área, podendo se habilitar na profissão de psicanalistas.  Para isso devem concluir com aprovação um Curso Livre de Capacitação em Psicanálise.
É uma ótima oportunidade na busca de mais conhecimento desta ciência que ajuda as pessoas a liberarem dores da alma, seus conflitos pessoais e familiares, a dominar suas ansiedades, medos, que habitam o ser humano, e a busca do seu eu interior, alcançando um maior equilíbrio para uma existência mais saudável.
Onde fazer o curso?
A SPOB – Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil abriu as inscrições para;
 Rio Grande do Sul ( Porto Alegre). Santa Catarina ( Baneário Camboriú)
SPOB-POLO/RS – Coordenação. Castilho S. Sanhudo, Psicanalista Didata.
End: Rua Profº Annes Dias,166/103 – Telefones (51) 3024-7559 e 8449-7408
Blog; O Psicanalista - http://psicanaliza.blogspot.com.br/
SPOB-POLO/SC - . Coordenação. Antonio Lopes , Psicanalista Didata.
 email - antoniopsie@uol.com.br (47).3081-2665 – OI 8462-5692 – TIM 9923-4913


terça-feira, 25 de março de 2014

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PSICANÁLISE


Curso Livre de Capacitação em Psicanálise
Pólo Rio Grande do Sul – Porto Alegre -
Abril de 2014 
Apostila - INTRODUÇÃO A PSICANÁLISE
     “A aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e do Complexo de Édipo são conteúdos principais da psicanálise e os fundamentos da teoria, e quem não estiver em condições de subscrever todos eles não deve figurar entre os psicanalistas.”        Sigmund Freud                                                                                                                     
INTRODUÇÃO
            Sigmund Freud, seguido de outros grandes nomes que o sucederam, descobriu que todos nós temos um inconsciente que governa nossa respiração, nossa digestão, as batidas do nosso coração e é principalmente o repositório de nossas mais secretas e revoltadas lembranças. Essa descoberta do inconsciente nos proporcionou que o conhecimento de nossas frustrações denominado de lixo abissal, que é depositado em uma área desconhecida, pode nos tirar da mais profunda angústia e nos levar a encontrar o equilíbrio.     Sabemos então que se deixarmos que o inconsciente se transtorne, o resultado poderá ser a destruição. Seja de maneira lenta ou acelerada, através da depressão, do mal físico, do alcoolismo, da gula, do desejo ou até de crimes violentos.
            Pode-se dizer que há um outro EU, dentro de nós. Esse EU é composto por emoções, de desejos, fantasias, aflições, recalques, frustrações, angústias, como se fosse um grande volume de água de uma represa, cheio de vida e energia própria, com milhares de pequenos demoniozinhos, represados pelo consciente e a realidade externa.
            Psicanálise é a Ciência da compreensão da mente, que nos ensina a tomar conhecimento das impressões inconscientes e que assim o homem aprende a liberar as emoções aprisionadas, abandonando as ilusões que um dia serviram a certo propósito, mas que depois só causaram infelicidade e dor.

             É um método terapêutico criado por Sigmund Freud, em 1.895, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseado nas associações livres e na transferência. Busca da causa do transtorno. A Psicanálise se ocupa em compreender os distúrbios incomuns que se encontram bem escondidos por trás de cada mente. A diferença na Psicanálise é que para ser tratado, o indivíduo tem que querer fazê-lo.  Sem este querer, não se submeterá nunca ao tratamento psicanalítico. Não se prontificará ao trabalho da livre associação tão necessária à psicanálise.