INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

terça-feira, 9 de dezembro de 2014



TURMA  PORTO ALEGRE VIII
Módulo IX : Teoria Psicanalítica Freud – IV
Ocorrera nos dias 12 e 13 de dezembro

Prof.ª  RITA GEOVANE ROSA STUMPF



A natureza infantil do sistema Ics pode ser explicada pelo fato de:
1 tratar-se da fase inicial, ou original, do aparelho psíquico. Veja-se que os sis­temas Pcs e Cs só vão se desenvolver mais tarde. Assim o sistema Ics  funcio­na, vida afora, do mesmo modo como a mente, em seu todo, operou durante a primeira infância, ou seja, rigorosa­mente de acordo com o processo primário . Assim, nos mesmos termos do comportamento de uma criança peque­na, o sistema Ics exige ver seus desejos satisfeitos imediatamente, pois busca apenas a gratificação,
2 tender, a mentalização do sistema Ics, a ser não-verbal, como o é na infância.
Sendo que, no caso de haver alguma função de linguagem, esta será, no má­ximo, primitiva e decorrente da experi­ência visual.
3. As exigências libidinais do sistema Ics seguirem o princípio do prazer, sem atentar para a realidade externa. O prin­cipio da realidade (Freud, 1911) se de­senvolve paralelamente com o sistema Pcs, já que hã um princípio regulador dos sistemas Pcs e Cs, não acontecen­do o mesmo com o sistema ícs.

4.Uma parte do sistema Ics consistir nas fantasias e experiências da infância e da adolescência (Freud, 1908), rejeita­das pelo sistema Pcs, no curso da evo­lução, pelo fato de serem, fantasias e experiências, representantes psíquicos dos desejos sexuais da infância tam­bém rechaçados pelo sistema Pcs. As­sim, importante parte do sistema Ics é infantil, em função de nele permanece­rem, sem qualquer alteração, conquan­to sejam rejeitados pela parte mais adul­ta da mente.