INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

terça-feira, 10 de setembro de 2019


CENTRO PSICANALÍTICO CONTEMPORÂNEO
CURSO LIVRE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Módulo - As Diversidades da Sexualidade
Ocorrera nos dias13 e 14 de setembro
Conteúdo - 

Uma nova abordagem com uma visão psicanalitica, teoria-técnica no enguadre analítico
As experiências nos mostram que as queixas principais têm sido, na maioria das vezes, os conflitos conjugais. E, ao investigarmos, temos como causa, a relação sexual.
A bem da verdade, mesmo sendo outras as queixas principais, as investigações nos dará como causa principal a sexualidade. Confirmando assim, as teorias de Freud sobre as neuroses, objeto básico de nosso trabalho clínico.
Deparamo-nos, no entanto, com uma diversidade do sentimento sexual, pelo fato das diferenças de sentido que,  simultaneamente, são empregadas a uma só palavra. Assim sendo, a palavra sexual tem despertado reações positivas em uns, e concepções ou conclusões negativas e hostis em outros; uns, verão de preferência manifestações psíquicas; outros, uma atividade física, etc..
Neste trabalho a palavra sexo designa, em primeiro lugar, os dois grandes grupos de seres viventes que conhecemos sob a denominação de: masculinos e femininos ou machos e fêmeas. Em um sentido mais restrito, 'sexo' e 'sexual' significam qualidades ou propriedades físicas ou psíquicas.