INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

sexta-feira, 23 de maio de 2014

INTRODUÇÃO DO MÓDULO - PSICODINÂMICA DAS NEUROSES

CURSO LIVRE DE CAPACITAÇÃO EM PSICANÁLISE
SPOB-POLO/RS 
              O fato de uma teoria científica emergir a partir de uma série de acontecimentos observados empiricamente implica num conjunto de conceitos que não são retirados da simples observação, mas de construções teóricas, ou se preferirmos, ficções teóricas, que permitem uma inteligibilidade distinta daquela descrição empírica. Esses conceitos não descrevem o real, eles produzem o real, permitindo uma descrição segundo um tipo de articulação que não pode ser retirada desse próprio real enquanto “dado”.  
              O Ser Humano enquanto nascituro é um ser de necessidades, marcado pela própria natureza humana.  Traz em sua origem, fatores biológicos (nature) e fatores ambientais (nurture) que interagindo marcarão o desenvolvimento da personalidade. Freud muito bem descreve esses fatores nas “séries complementares”, quando refere ao heredoconstitucional e sobre antigas experiências emocionais (transgeracionais), ou seja, a “memória afetiva”.
              Este mesmo Ser ao nascer será assinalado pela “natureza da cultura”, enquanto assujeitado a um “outro”, e desde o início marcado por normas sociais, bem como adaptado a valores culturais, ao que Freud vem chamar de “experiências traumáticas” na vida de cada um. Assim todo sujeito humano, em seu comportamento poderá surpreender a qualquer um e a si mesmo, pois há elementos determinantes de certos atos atuando em diferentes níveis e que compõem os processos mentais.                       
              A Psicanálise propõe em sua teoria, o estudo de processos mentais e emocionais para explicar fenômenos como pensamentos, comportamentos e sentimentos resultantes de forças motivacionais ou dirigidas para um objetivo que são inter-atuantes e opostos. Esses processos subjacentes ao comportamento humano e de sua motivação, se referem a todas as áreas, mas em especial quando se manifestam de forma inconsciente, em resposta às interações e representações do “mundo interno” do sujeito, bem como às influências ambientais e do “mundo externo”.
              O conceito de aparelho psíquico e a estruturação tripartite da mente ajudam a compreender a dinâmica das forças internas, as progressões, as regressões e as fixações que ocorrem, como também para explicar a psicodinâmica psicanalítica. A oposição entre as instâncias (id, ego e superego) origina o conflito intrapsíquico, e o resultado desse processo, como que numa arbitragem mental, inconsciente pode surgir em uma percepção consciente através de um sintoma neurótico. 
              Freud foi o primeiro a clarificar a importância que tem para a nossa vida e desenvolvimento psíquico, a relação com outras pessoas.  As primeiras relações, que a princípio e na maioria das vezes se restringem à mãe, se estendem aos demais, os pais, os irmãos, avós e tios, para mais tarde surgir a relação com outras pessoas.  Nos estágios iniciais da vida, a criança tem uma atitude egocêntrica, no desenvolvimento de suas relações de objeto. As relações inadequadas e insatisfatórias com os objetos podem impedir o desenvolvimento das funções do ego, e assim provavelmente, estará preparando terreno para graves dificuldades psicológicas na vida adulta.
              Em uma das fases do desenvolvimento da libido, a criança inicia relações objetais que se convertem em relações as mais intensas e decisivas de sua vida. A partir de então, os desejos e as pulsões mais ativas e impetuosas que a criança experimenta são impulsos fálicos.
              A “relação de objeto” designa um modo de relação do bebê com seu mundo, resultado originário de uma determinada organização da personalidade e apreensão fantásticas dos objetos (LA PLANCHE & PONTALLIS, 1998).   Essas relações de objetos se agrupam sob o Complexo de Édipo, e são da maior importância para o desenvolvimento mental normal, quanto patológico.
               A temática edipiana é reconhecidamente universal e desempenha papel fundamental na estruturação da personalidade e na orientação do desejo humano. A criança, em seu desenvolvimento sente um conjunto organizado de desejos amorosos e hostis em relação ao casal parental.  Em Freud, o Complexo de Édipo tem seu apogeu em torno de três a cinco anos, durante a fase fálica, quando o seu declínio marca a passagem para o período de latência. O conflito edipiano é gerado de forma diferenciada em cada sexo e tem que ser resolvido sob a pressão da realidade.  As seqüelas desse conflito permanecem em estado inconsciente no id. 
              Os fenômenos mentais, tais como sentimentos, pensamentos e comportamentos são resultantes de forças motivacionais ou dirigidas para um objetivo, pois são inter-atuantes e opostas, vindo explicar os fenômenos mentais em determinados aspectos da teoria psicanalítica. Com o conceito de aparelho psíquico, Freud vem explicar, através de sua proposta de estruturação tripartite da mente, a interação dessas forças, esclarecendo processos, desenvolvimentos, progressões, regressões e fixações.  O id vem representar as pulsões instintivas; o ego, a instância executiva e inibidora, e o superego, a influência da consciência e dos ideais.     
              O ego é forçado a buscar descarga para as tensões que são originárias do id.   É aquela instância que ajuíza o perigo da gratificação ou a segurança, exercendo forças restritivas para frustrar, postergar ou contornar essa descarga, a fim de que ao final esta esteja de acordo com as exigências da realidade e do superego.  A oposição entre estas duas instâncias é que determina um conflito intrapsíquico, podendo dar origem a um sintoma neurótico.
              Fatores inatos, ou seja, os filogenéticos como aponta Freud, fatores ambientais e evolutivos ao comportamento operam em todos os níveis de desenvolvimento das estruturas mentais e da personalidade figuram na explicação da psicodinâmica da evolução da libido, do desenvolvimento normal e patológico do sujeito.                   


quinta-feira, 22 de maio de 2014

O que são equívocos?


CURSO LIVRE DE CAPACITAÇÃO EM PSICANÁLISE
TURMA  PORTO ALEGRE VIII
v Inscrições abertas.


O que são equívocos? Ás vezes pequenos, banais, trocar uma palavra por outra em um discurso, esquecer o nome de alguém. Prontamente são corrigidos e compreende-se em geral, que foram erros apenas. Na teoria psicanalítica, entretanto, as parapraxias (atos falhos) tem um significado psíquico pleno e revelam muito mais do que se possa supor superficialmente.
Segundo Freud, a palavra que irrompe em lugar da que havia sido escolhida pela consciência é, na verdade, uma expressão do Inconsciente e, portanto, mais verdadeira em relação à subjetividade e à intimidade do indivíduo.
A palavra avalizada pela consciência está em sintonia com o que se espera socialmente, com padrões de educação, moral e convivência. Ela é lógica, precisa, adequada, enquanto a palavra precipitada é surpreendente e pode ser ofensiva, burlona, estranha... Às vezes poderá ser absurda à primeira vista, mas a interpretação de pronto revela a claridade de seu sentido para quem a proclamou: o Inconsciente, este outro eu, afetado pelos desejos.
No esquecimento de um termo ou um nome também está presente a força do embate entre Consciente e Inconsciente, indicando o que se pode ou não pensar nos domínios da consciência.
Segundo Freud, relações entre algumas palavras, sentimentos e momentos muitas vezes de características aparentemente desconexas resultam em esquecimento e ao compreender o motivo do lapso, lá está o pensamento oculto, o desejo inconsciente que motivou tal atitude.
Local: Profº Annes Dias, 166, 9ºandar, sala de reuniões
aula prevista para 06 e 07 Junho de 2014. Porto Alegre – RS –
 Coordenador; Castilho Sanhudo.
End. Rua Profº Annes dias,166/103 - fones (51) 84497408 / 3024 7559
e-mail- castilhoss28@hotmail.com  -  spobpolors@gmail.com
 Em Santa Catarina
Antonio Lopes
Psicanalista Didata – professor e coordenador do Curso de Psicanálise em Santa Catarina.
Matrículas abertas para nova turma.
(47) 3081 2665 GVT / 9923 4913 TIM / 8462 5692 OI

antonio@psicanalisesc.com.br

domingo, 18 de maio de 2014

O valor da vida (Uma entrevista rara de Freud)


Este artigo foi dividido em duas partes divido ao seu conteúdo
Castilho sanhudo
II Parte
 Entre as preciosidades encontradas na biblioteca da Sociedade Sigmund Freud está essa entrevista. Foi concedida ao jornalista americano George Sylvester Viereck, em 1926. Deve ter sido publicada na imprensa americana da época. Acreditava-se que estivesse perdida, quando o Boletim da Sigmund Freud Haus publicou uma versão condensada, em 1976. Na verdade, o texto integral havia sido publicado no volume Psychoanalysis and the Future, número especial do "Journal of Psychology", de Nova Iorque, em 1957. É esse texto que aqui reproduzimos, provavelmente pela primeira vez em português.
TRADUÇÃO DE PAULO CÉSAR SOUZA
Compreendi subitamente porque Freud havia litigado com os seguidores que o haviam abandonado, porque ele não perdoa a sua dissensão do caminho reto da ortodoxia psicanalítica. Seu senso do que é direito é herança dos seus ancestrais. Uma herança de que ele se orgulha como se orgulha de sua raça.
- Minha língua é o alemão. Minha cultura, minha realização é alemã. Eu me considero um intelectual alemão, até perceber o crescimento do preconceito anti-semita na Alemanha e na Áustria. Desde então prefiro me considerar judeu.
Fiquei algo desapontado com esta observação. Parecia-me que o espírito de Freud deveria habitar nas alturas, além de qualquer preconceito de raça, que ele deveria ser imune a qualquer rancor pessoal. No entanto, precisamente a sua indignação, a sua honesta ira, tornava-o mais atraente como ser humano. Aquiles seria intolerável, não fosse por seu calcanhar!
- Fico contente, Herr Professor, de que também o senhor tenha seus complexos, de que também o senhor demonstre que é um mortal!
- Nossos complexos são a fonte de nossa fraqueza; mas, com freqüência, são também a fonte de nossa força.
- Imagino, observei, quais seriam os meus complexos!
- Uma análise séria dura ao menos um ano. Pode durar mesmo dois ou três anos. Você está dedicando muitos anos de sua vida à "caça aos leões". Você procurou sempre as pessoas de destaque para a sua geração: Roosevelt, o Imperador, Hindenburg, Briand, Foch, Joffre, Georg Brandes , Gerhart Hauptamann e George Bernard Shaw...
- É parte do meu trabalho.
- Mas é também sua preferência. O grande homem é um símbolo. A sua busca é a busca do seu coração. Você está procurando o grande homem para tomar o lugar do seu pai. É parte do seu "complexo do pai".
Neguei veementemente a afirmação de Freud. No entanto, refletindo sobre isso, parece-me que pode haver uma verdade, ainda não suspeitada por mim, em sua sugestão casual. Pode ser o mesmo impulso que me levou a ele.
- Gostaria, observei após um momento, de poder ficar aqui o bastante para vislumbrar o meu coração através do seus olhos. Talvez, como a Medusa, eu morresse de pavor ao ver minha própria imagem! Entretanto, receio ser muito informando sobre a psicanálise. Eu freqüentemente anteciparia, ou tentaria antecipar suas intenções.
- A inteligência num paciente não é um empecilho. Pelo contrário, às vezes facilita o trabalho.
Neste ponto o mestre da psicanálise diverge de muitos dos seus seguidores, que não gostam de excessiva segurança do paciente sob o seu escrutínio.
- Ás vezes imagino, questionei, se não seríamos mais felizes se soubéssemos menos dos processos que dão forma a nossos pensamentos e emoções. A psicanálise rouba a vida do seu último encanto, ao relacionar cada sentimento ao seu original grupo de complexos. Não nos tornamos mais alegres descobrindo que nós todos abrigamos o criminoso e o animal.
- Que objeção pode haver contra os animais? Eu prefiro a companhia dos animais à companhia humana.
- Por que?
- Porque são tão mais simples. Não sofrem de uma personalidade dividida, da desintegração do ego, que resulta da tentativa do homem de adaptar-se a padrões de civilização demasiado elevados para o seu mecanismo intelectual e psíquico. O selvagem, como o animal, é cruel, mas não tem a maldade do homem civilizado. A maldade é a vingança do homem contra a sociedade, pelas restrições que ela impõe. As mais desagradáveis características do homem são geradas por esse ajustamento precário a uma civilização complicada. É o resultado do conflito entre nossos instintos e nossa cultura. Muito mais agradáveis são as emoções simples e diretas de um cão, ao balançar a cauda, ou ao latir expressando seu desprazer. As emoções do cão, acrescentou Freud pensativamente, lembram-nos os heróis da Antigüidade. Talvez seja essa a razão por que inconscientemente damos aos nossos cães nomes de heróis antigos como Aquiles e Heitor.
- Meu cachorro, disse eu, é um Doberman Pinscher chamado Ajax.
Freud sorriu.
-  Fico contente de que não possa ler. Ele certamente seria um membro menos querido da casa, se pudesse latir sua opinião sobre os traumas psíquicos e o complexo de Édipo!
- Mesmo o senhor, Professor, sonha a existência complexa demais. No entanto, parece-me que o senhor seja em parte responsável pelas complexidades da civilização moderna. Antes que o senhor inventasse a psicanálise, não sabíamos que nossa personalidade é dominada por uma hoste beligerante de complexos muito questionáveis. A psicanálise fez da vida um quebra-cabeças complicado.
- De maneira alguma, respondeu Freud. A psicanálise torna a vida mais simples. Adquirimos uma nova síntese depois da análise. A psicanálise reordena um emaranhado de impulsos dispersos, procura enrolá-los em torno do seu carretel. Ou, modificando a metáfora, ela fornece o fio que conduz a pessoa fora do labirinto do seu inconsciente.
- Ao menos na superfície, porém, a vida humana nunca foi mais complexa. E a cada dia alguma nova idéia proposta pelo senhor ou por seus discípulos torna o problema da condução humana mais intrigante e mais contraditório.
- A psicanálise, pelo menos, jamais fecha a porta a uma nova verdade.
- Alguns dos seus discípulos, mais ortodoxos do que o senhor, apegam-se a cada pronunciamento que sai da sua boca.
- A vida muda. A psicanálise também muda, observou Freud. Estava apenas no começo de uma nova ciência.
- A estrutura científica que o senhor ergueu me parece ser muito elaborada. Seus fundamentos - a teoria do "deslocamento", da "sexualidade infantil", do "simbolismo dos sonhos", etc. - parecem permanentes.
- Eu repito, porém, que nós estamos apenas no início. Eu sou apenas um iniciador. Consegui desencavar monumentos soterrados nos substratos da mente. Mas ali onde eu descobri alguns templos, outros poderão descobrir continentes.
- O senhor ainda coloca a ênfase sobretudo no sexo?
- Respondo com as palavras do seu próprio poeta, Walt Whitman: "Mas tudo faltaria, se faltasse o sexo" ("Yet all were lacking, if sex were lacking"). Entretanto, já lhe expliquei que agora coloco ênfase quase igual naquilo que está "além" do prazer - a morte, a negociação da vida. Este desejo explica por que alguns homens amam a dor - como um passo para o aniquilamento! Explica por que todos buscam o descanso, porque os poetas agradecem a Whatever gods there be, That no life lives forever. That dead men rise up never And even the weariest river Winds somewhere safe to sea.  ("Quaisquer deuses que existam/ Que a vida nenhuma viva para sempre/ Que os mortos jamais se levantem/ E também o rio mais cansado / Deságüe tranqüilo no mar".)
- Shaw, como o senhor, não deseja viver para sempre, mas à diferença do senhor, ele considera o sexo desinteressante.
- Shaw, respondeu Freud sorrindo, não compreende o sexo. Ele não tem a mais remota concepção do amor. Não há um verdadeiro caso amoroso em nenhuma de suas peças. Ele faz brincadeira do amor de Júlio César - talvez a maior paixão da História. Deliberadamente, talvez maliciosamente, ele despe Cleópatra de toda grandeza, reduzindo-a uma insignificante garota. A razão para a estranha atitude de Shaw diante do amor, para a sua negação do móvel de todas as coisas humanas, que tira de suas peças o apelo universal, apesar do seu enorme alcance intelectual, é inerente à sua psicologia. Em um de seus prefácios, ele mesmo enfatiza o traço ascético do seu temperamento. Eu posso ter errado em muitas coisas, mas estou certo de que não errei ao enfatizar a importância do instinto sexual. Por ser tão forte, ele se choca sempre com as convenções e salvaguardas da civilização. A humanidade, em uma espécie de autodefesa, procura negar sua importância. Se você arranhar um russo, diz o provérbio, aparece o tártaro sob a pele. Analise qualquer emoção humana, não importa quão distante esteja da esfera da sexualidade, e você certamente encontrará esse impulso primordial, ao qual a própria vida deve a perpetuação.
- O senhor, sem dúvida, foi bem sucedido em transmitir esse ponto de vista aos escritores modernos. A psicanálise deu novas intensidades à literatura.
- Também recebeu muito da literatura e da filosofia. Nietzsche foi um dos primeiros psicanalistas. É surpreendente até que ponto a sua intuição prenuncia as novas descobertas. Ninguém se apercebeu mais profundamente dos motivos duais da conduta humana, e da insistência do princípio do prazer em predominar indefinidamente. O de Zaratustra diz: "A dor Grita: / Vai! Mas o prazer quer eternidade / Pura, profundamente eternidade". A psicanálise pode ser menos amplamente discutida na Áustria e na Alemanha do que nos Estados Unidos, a sua influência na literatura é imensa, porém. Thomas Mann e Hugo von Hofmannsthak muito devem a nós. Schnitzler percorre uma via que é, em larga medida, paralela ao meu próprio desenvolvimento. Ele expressa poeticamente o que eu tento comunicar cientificamente. Mas o Dr. Schnitzler não é apenas um poeta, é também um cientista.
- O senhor, repliquei,  não é apenas um cientista, mas também um poeta. A literatura americana está impregnada da psicanálise. Hupert Hughes, Harvrey O'Higgins e outros fazem-se de seus intérpretes. É quase impossível abrir um novo romance sem encontrar referência à psicanálise. Entre os dramaturgos, Eugene O'Neill e Sydney Howard têm profunda dívida para com o senhor. The Silver Cord, por exemplo, é simplesmente uma dramatização do complexo de Édipo.
- Eu sei, replicou Freud, e aprecio o cumprimento que há nessa constatação. Mas tenho receio da minha popularidade nos Estados Unidos. O interesse americano pela psicanálise não se aprofunda. A popularização leva à aceitação superficial sem estudo sério. As pessoas apenas repetem as frases que aprendem no teatro ou na imprensa. Pensam compreender algo da psicanálise porque brincam com seu jargão! Eu prefiro a ocupação intensa com a psicanálise, tal como ocorre nos centros europeus. A América foi o primeiro país a reconhecer-me oficialmente. A Clark University concedeu-me um diploma honorário quando eu ainda era ignorado na Europa. Entretanto, a América fez poucas contribuições originais à psicanálise. Os americanos são divulgadores inteligentes, raramente são pensadores criativos. Os médicos nos Estados Unidos, e ocasionalmente também na Europa, procuram monopolizar para si a psicanálise. Mas seria um perigo para a psicanálise deixá-la exclusivamente nas mãos dos médicos, pois uma formação estritamente médica é, com freqüência, um empecilho para o psicanalista. É sempre um empecilho, quando certas concepções científicas tradicionais ficam arraigadas no cérebro do estudioso.
Freud tem que dizer a verdade a qualquer preço! Ele não pode obrigar a si mesmo a agradar a América, onde está a maioria de seus admiradores. Apesar da sua intransigente integridade, Freud é a urbanidade em pessoa. Ele ouve pacientemente cada intervenção, não procurando jamais intimidar o entrevistador. Raro é o visitante que deixa sua presença sem algum presente, algum sinal de hospitalidade!
Havia escurecido. Era tempo de eu tomar o trem de volta à cidade que uma vez abrigara o esplendor imperial dos Habsburgos.
Acompanhado da esposa e da filha, Freud desceu os degraus que levavam do seu refúgio na montanha à rua, para me ver partir. Ele me pareceu cansado e triste, ao dar o seu adeus.
- Não me faça parecer um pessimista, ele disse após o aperto de mão. Eu não tenho desprezo pelo mundo. Expressar desdém pelo mundo é apenas outra forma de cortejá-lo, de ganhar audiência e aplauso. Não, eu não sou um pessimista, não, enquanto tiver meus filhos, minha mulher e minhas flores! Não sou infeliz - ao menos não mais infeliz que os outros.
O apito de meu trem soou na noite. O automóvel me conduzia rapidamente para a estação. Aos poucos o vulto ligeiramente curvado e a cabeça grisalha de Sigmund Freud desapareceram na distância.