INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Pessoa de Sucesso ou Sucesso como Pessoa?

De; Antonio Lopes
“Estou angustiado porque quero ser alguém.” “Vou fazer de tudo para ser alguém.” “Eu só quero ser alguém e você não deixa.” Estas queixas são ouvidas em conversas entre amigos e lamentos no consultório, entre choros e expressões de raiva, por pessoas que não estão encontrando seu caminho e que vivem na dependência de alguém. O primeiro passo para analisar estas falas é decifrar o que quer dizer “ser alguém”.
A partir do momento em que você nasceu, você já é alguém. Tem muitos "alguéns" por aí, até com sobrenomes e cargos famosos, com riqueza e poder, que hoje estão presos, infelizes e deprimidos. Nem todo o dinheiro do mundo vai lhe curar de uma doença terminal ou alimentar seu ego para mostrar aos outros que você é alguém.
Para ser alguém não é necessário ter um cargo importante, empresa bem sucedida, boa conta bancária, carro novo, apartamento de luxo, casa na praia ou no campo, andar sempre com roupas de marca e novas, para mostrar aos outros o que você às vezes não tem. Ser alguém não é ter o amor de uma outra pessoa ou ser amado e admirado por todos.
Ser alguém é assumir o comando da sua vida: é como pilotar um barco e entender que enfrentará correntes desfavoráveis, ventos e tempestades. É preciso definir seu norte, cortar as amarras do seu “porto seguro”, não recolher as “âncoras”, mas, cortar as cordas que as amarram, para que possa, então, flutuar para navegar.
É assumir o leme em direção aos seus sonhos e colocar as velas do seu barco bem abertas para aproveitar o vento, sem medo e com confiança de que é capaz de superar as dificuldades que possam surgir.
A cada obstáculo vencido, comemorar como uma vitória e seguir em frente para onde você quiser, para ficar bem resolvido consigo. Não imitar os outros, pois vai perder seu tempo e sua vida. Aprenda o princípio básico dos vencedores, que é ser em primeiro lugar um Sucesso como Pessoa.
Seja você, liberte as suas potencialidades e vá em direção aos seus sonhos. A felicidade está em ser um Sucesso como Pessoa e não uma pessoa de sucesso.
Antonio Lopes
Psicanalista Didata
(47) 2125 4913 / 9923 4913 / 9914 1145

antonio@psicanalisesc.com.br – www.psicanalisesc.com.br - facebook.com/Instituto-IdEgo