INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

terça-feira, 12 de junho de 2018

CENTRO PSICANALÍTICO CONTEMPORÂNEO

 CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Local: End. Rua Profº Annes Dias,166/103
Início: Previsão de inicio, 28 de Setembro de 2018, será realizado um fim de semana mensal,  sexta com inicio as 18hs , sábado com inicio as 8.30 min.
Porto Alegre – RS - Com Castilho Sanhudo.
End. Rua Profº Annes Dias,166/103 - fones (51) 84497408 / 32864955
WhatsApp- 99860-8057
https://centropsicanalitico.blogspot.com
e-mail- castilhoss28@hotmail.com, 
A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM PSICANÁLISE

A profissão de psicanalista é livre no Brasil, não regulamentada, mas reconhecida como profissão.– Psicanalista – Analista (psicanálise), não existindo nenhuma Lei que proíba a existência de cursos de Psicanálise e muito menos que impeça o exercício da profissão, sendo amparado pelo Artigo 5º da Constituição Federal, nos incisos II e XIII, e classificado na CBO, nº 2515-50 do Ministério do Trabalho.
QUEM PODE FAZER O CURSO?
Poderão participar do curso livre  Psicanálise, candidatos que possuam Curso Superior completo ou em fase de conclusão, de qualquer graduação.
A PROFISSÃO:
A profissão de Psicanalista é classificada na CBO ( Classificação Brasileira de Ocupações), portaria nº397/TEM, de 09.10.2002 sob o nº 2515-50, podendo ser exercida em todo Território Nacional, em Consultórios, Colégios, Clínicas e Instituições que atuem na área da Saúde Mental e no tratamento das Psiconeuroses.
OBJETIVO GERAL DO CURSO:
Promover estudos de formação em Psicanálise e ciências afins, bem como capacitar novos psicanalistas em todo Território Nacional para o exercício da profissão de acordo com as disposições legais atuais. Proporcionar a capacitação do profissional Psicanalista nos postulados das doutrinas Freudianas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO:
Ao concluir o processo de capacitação, o profissional deverá estar apto para:
• Identificar os princípios teóricos e práticos da Psicanálise;
• Diferenciar os vários conceitos das correntes psicanalíticas;
• Conhecer os fundamentos epistemológicos das principais escolas psicanalíticas pesquisadas e estudadas no processo de capacitação;
• Desenvolver com ética e competência a capacitação analítica.
• Conhecer e promover Políticas de Saúde Mental que estejam relacionadas ao campo do saber analítico.
METODOLOGIA DO CURSO:
Teórica, Prática (Estágio e Paciente Piloto), Análise didática pessoal, Supervisão e Monografia.
Público Alvo:
O curso é aberto a profissionais com formação universitária. Poderão ingressar no curso as pessoas que estejam cursando graduação, sendo necessário apresentar uma declaração da universidade. Aos portadores de curso superior, deverão apresentar cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso. O candidato que apresentar declaração de conclusão de curso deve apresentar seu diploma de graduação até a conclusão do curso de Psicanálise.
REALIZADO EM 30 (TRINTA) MÓDULOS
Horário: 6ª feiras – das 18h00 às 21h00 e Sábado das 08h30 às 17h00 –
SENDO UM FINAL DE SEMANA POR MÊS. (Com datas pré-agendadas) NA PLANILHA DE AULA que será entregue junto ao manual do aluno no primeiro encontro.