INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Abordagem psicanalítico da dependência química e suas nuanças

Abordagem psicanalítica da dependência química e suas nuanças
Curso  sobre dependência e a coodependencia química com abordagem psicanalítica do desenvolvimento familiar e social da criança, adolescente e adulto e as relevâncias da terapia em recuperação e prevenção.
Público alvo, professores, psicopedagogos, terapeutas e profissionais interessados na área.
12 horas aula, nos dias 30 e 31 de Agosto
Inscrições até o dia 27 e agosto
Investimento de R$ 220,00
Certificado pela SPOB-POLO/RS
Inscrições: Rua Prfº Annes Dias, 166/103 , em frente a Santa Casa
Fones: (51) 3024-7559 – Cel. 8449-7408

Coordenador: Castilho S. Sanhudo

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Conflitos sexuais – ao conflito entre ser e fazer


Parte da Apostilha Teoria Psicanalítica D.W.Winnicott do Curso Livre de Capacitação em Psicanálise
SPOB-POLO\RS
 Org. Castilho s. Sanhudo
                   Conflito essencial do ser humano no início da vida ao relacionamento objetal; quando o bebê transita do ambiente que está identificado ( ser) , e começar agir sobre os objetos externos, separados dele. A criança está no dilema de separar a atitude da mãe no início, onde ele é o seio e o seio é ele.
                   Com comportamento adequado da mãe, o bebê experiência a onipotência,  introjeta e se identifica, portanto está no “ser”,  que tem relação com identificações, como projetar e introjetar, enquanto que a confrontação entre o bebê e  seio envolve o fazer.
                  “ A destruição é inerente ao relacionamento objetal”, o ser se identificou, foi tolerado e respeitado na sua onipotência, passa para a objetivação. Já sendo mais integrado se dá a fase do fazer sobre o objeto, ou sofrer algo que seja feito por ele, necessário para que  ocorra o amadurecimento. Para isso a ilusão inicial do ser num só e a separação, deve ser levado em conta o ritmo e obedecer o processo, portanto ser feita de forma gradativa.
                  “ Na psicopatologia, alguns dos maiores bloqueios ao envolvimento instintual ou do impulso, surge quando paciente mais objeto, se transforma violentamente em paciente, se confronta e é confrontado pelo objeto, implicando uma mudança que vai de uma defesa aconchegante para uma posição de angústia de alto grau e uma percepção súbita de imaturidade.”
                 Vamos ver claramente o conceito de identificação e objetivação, no caso exposto por Winnicott, do paciente que era visto e tratado pela mãe como menina, resultando em uma sexualidade cruzada, onde o biológico masculino em conflito com o feminino , teria que dar conta de ser feminino para não perder o amor da mãe.
                  Assim a teoria Winnicottiana da sexualidade, tanto no aspecto relacional como no instintual, fica inserida na  teoria do amadurecimento, fazendo da mesma, vista num contexto mais amplo que a tradicional.