INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Terapia Psicanalítica de Donald W. Winnicott


Síntese das contribuições centrais da sua obra

 Parte introdutória da apostila de Winnicott curso de Capacitação em Psicanálise-SPOB-POLO/RS

             Teoria do Desenvolvimento, como um estudo pormenorizado da relação mãe-filho e das influências da família e do ambiente, postulando a interação de processos inatos de maturação com a presença de um ambiente facilitador, desde uma fase de dependência absoluta à aquisição da independência humana.
              Estudando a evolução do ser humano e reconhecendo os seus processos de maturação, à formação e a evolução do eu, bem como o estabelecimento dos mecanismos de defesa elaborados pelo eu num indivíduo sadio.
             O ambiente que inicialmente é representado pela mãe ou seus substitutos, que se dá como fio condutor entre o meio e o desenvolvimento psíquico do ser humano, que passa por períodos da dependência absoluta - do nascimento até 6 meses e a dependência relativa – dos 6 meses aos 2 anos, nas suas primeiras fases da vida para depois à fase da independência.
              Como sua maior preocupação gira em torno da influência do meio e os distúrbios psíquicos situados no curso dessas duas primeiras fases propõem orientações terapêuticas para tratamento desses distúrbios
              Teoria dos Impulsos, em que reestuda os papéis da sexualidade (elemento masculino e elemento feminino) e da agressividade, relacionando-as em seus primórdios ao desenvolvimento motor. Aqui também é importante a noção de agressividade sem cólera, através da qual o bebê se desliga da mãe num abandono de investimento, sem uma intencionalidade em si destrutiva.
Trouxe com um novo “olhar” conceitos centrais da psicanálise tradicional – complexo de Édipo, depressão, a origem da moral e outros, permitindo que sejam tratados novos problemas clínicos.
              Teoria do Objeto, em que postula a existência de um objeto subjetivo (inicial) e de um objeto objetivo (posterior), como também de um objeto transicional, formulando o conceito de Fenômenos Transicionais em Psicanálise.
                Destaca o brincar na vida do indivíduo, como indispensável para a elaboração do pensamento, desenvolvimento, amadurecimento psíquico e emocional do ser humano, algo que deve estar presente, fazendo parte do seu viver, o percurso que leva ao pensar, estruturar, o criar, o espaço transacional.
                Teoria do Espaço, em que formula a existência de um Espaço Potencial, de uma zona intermediária entre a realidade interna e a realidade externa, onde se realizam o jogo e o brincar, origem de todas as atividades sócio-criativo-culturais.
                 Teoria do Self, da polarização entre um verdadeiro self, espontâneo e criativo, fonte de alegria e da saúde mental, em oposição ao falso self, artificialmente construído por submissão ao meio.
                 Teoria Psicossomática, baseada na existência inicial de um psique-soma-instintivo-fisiológico, do qual se desenvolve mais tarde a mente, com suas complexas funções. A doença psicossomática caracterizada por múltiplas formas, encerraria contudo, uma tentativa de retorno (aspecto positivo) à situação de integração inicial.
                 Teoria da Tendência Anti-Social, conseqüente de uma privação inicial e representada pelo roubo e pela destrutividade, condutas de desafio ao meio que contêm, paradoxalmente, um sinal de esperança de que o indivíduo ainda confia que o ambiente possa corrigir aquelas falhas que possibilitaram o surgimento desta tendência.


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