INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

terça-feira, 25 de março de 2014

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PSICANÁLISE


Curso Livre de Capacitação em Psicanálise
Pólo Rio Grande do Sul – Porto Alegre -
Abril de 2014 
Apostila - INTRODUÇÃO A PSICANÁLISE
     “A aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e do Complexo de Édipo são conteúdos principais da psicanálise e os fundamentos da teoria, e quem não estiver em condições de subscrever todos eles não deve figurar entre os psicanalistas.”        Sigmund Freud                                                                                                                     
INTRODUÇÃO
            Sigmund Freud, seguido de outros grandes nomes que o sucederam, descobriu que todos nós temos um inconsciente que governa nossa respiração, nossa digestão, as batidas do nosso coração e é principalmente o repositório de nossas mais secretas e revoltadas lembranças. Essa descoberta do inconsciente nos proporcionou que o conhecimento de nossas frustrações denominado de lixo abissal, que é depositado em uma área desconhecida, pode nos tirar da mais profunda angústia e nos levar a encontrar o equilíbrio.     Sabemos então que se deixarmos que o inconsciente se transtorne, o resultado poderá ser a destruição. Seja de maneira lenta ou acelerada, através da depressão, do mal físico, do alcoolismo, da gula, do desejo ou até de crimes violentos.
            Pode-se dizer que há um outro EU, dentro de nós. Esse EU é composto por emoções, de desejos, fantasias, aflições, recalques, frustrações, angústias, como se fosse um grande volume de água de uma represa, cheio de vida e energia própria, com milhares de pequenos demoniozinhos, represados pelo consciente e a realidade externa.
            Psicanálise é a Ciência da compreensão da mente, que nos ensina a tomar conhecimento das impressões inconscientes e que assim o homem aprende a liberar as emoções aprisionadas, abandonando as ilusões que um dia serviram a certo propósito, mas que depois só causaram infelicidade e dor.

             É um método terapêutico criado por Sigmund Freud, em 1.895, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseado nas associações livres e na transferência. Busca da causa do transtorno. A Psicanálise se ocupa em compreender os distúrbios incomuns que se encontram bem escondidos por trás de cada mente. A diferença na Psicanálise é que para ser tratado, o indivíduo tem que querer fazê-lo.  Sem este querer, não se submeterá nunca ao tratamento psicanalítico. Não se prontificará ao trabalho da livre associação tão necessária à psicanálise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário