“ A Psicanálise e a educação do Ser”
Este Modulo será realizado nos dias 22 e 23 de Agosto,
faz parte do Curso Livre de Capacitação em Psicanálise pela Sociedade
Psicanalítica Ortodoxo do Brasil
LOCAL DAS AULAS – Auditório Edel trade Center , no mezanino.
Edeficio Edel trade Center,
Av. Loureiro da Silva, 2001, POA/RS
- INSCRIÇÕES
Coordenador; Castilho Sanhudo.
End. Rua Profº Annes
dias,166/103 - fones (51) 84497408 / 3024 7559
e-mail- castilhoss28@hotmail.com - spobpolors@gmail.com
Introdução
Prof.ª RITA GEOVANE ROSA STUMPF
Na história da psicanálise em relação à infância, no século XIX foi a
sexualidade da criança. Sigmund Freud (1905), através de suas pesquisas e na
prática clínica descobre: A função sexual existe desde o princípio da vida,
logo após o nascimento e não a partir da puberdade. O período de
desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo até chegar à sexualidade
adulta, onde as funções de reprodução e de obtenção de prazer podem estar
associadas, tanto no homem como na mulher.
No processo de
desenvolvimento psicossexual, a criança tem, nos primeiros anos de vida, a
função sexual ligada à sobrevivência, portanto o prazer é encontrado no próprio
corpo. O corpo é erotizado, assim, as excitações sexuais estão localizadas nas
partes do corpo, a ordem dos deslocamentos da energia instintiva de uma zona do
corpo para outra é sempre a mesma, mas o nível de maturação da criança
determina quando ocorrerão os deslocamentos.
Entre o
desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo, Freud deu-nos,
sobretudo, uma descrição cronológica do desenvolvimento afetivo. O encadeamento
das fases é progressivo e cada uma das sucessivas etapas (oral, anal e fálica)
deixa para trás de si traços que se organizam em extratos sucessivos
suscetíveis, de acordo com o caso, de cristalizar pontos de fixação, em direção
dos quais convergem as eventuais regressões ulteriores.
A
Psicanálise com a educação teve sua origem principalmente na França na década
de 60 objetivando colocar à Psicanálise a serviço de todos. A psicanálise e a
educação podem contribuir na solução das dificuldades do contexto educacional.
O saber do docente está relacionado com sua identidade,
experiência, história profissional, com as relações com os educandos e com
outros participantes na escola.
O trabalho visto como uma atividade que se realiza e não
como objeto que se olha, mas onde os saberes são mobilizados e construídos.
Desta maneira o professor, sua prática e seus saberes co-pertencem, evoluem e
se transformam.
O centro de trabalho do docente são seres humanos e, por
conseguinte, os saberes dos professores levam as marcas do ser humano. O
trabalho do docente tem como característica querendo ou não a sensibilidade
relativa as diferenças entre os alunos. Nesta situação seres humanos com
histórias e experiências diferentes se encontram, momento rico de
aprendizagens, de possibilidades de ser, oportunidade de perceber o diferente e
levar consigo o resultado da transformação do encontro.
O
texto apresenta questões significativas: da concepção construtivista e a
avaliação, o que dizem estudiosos da educação e suas reflexões, os atores do
contexto educacional, distúrbios de aprendizagens, teoria psicanalítica e seus estágios, relações marcadas pelo
inconsciente e especialmente a Psicanálise e a educação do ser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário