INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

domingo, 20 de julho de 2014

A Psicanálise e a educação do Ser

“ A Psicanálise e a educação do Ser”

Este Modulo será realizado nos dias 22 e 23 de Agosto, faz parte do Curso Livre de Capacitação em Psicanálise pela Sociedade Psicanalítica Ortodoxo do Brasil
LOCAL DAS AULAS – Auditório Edel trade Center , no mezanino.
 Edeficio Edel trade Center,

 Av. Loureiro da Silva, 2001, POA/RS

  • INSCRIÇÕES

 Coordenador; Castilho Sanhudo.
End. Rua Profº Annes dias,166/103 - fones (51) 84497408 / 3024 7559

e-mail- castilhoss28@hotmail.com  -  spobpolors@gmail.com

Introdução

Prof.ª  RITA GEOVANE ROSA STUMPF

Na história da psicanálise em relação à infância, no século XIX foi a sexualidade da criança. Sigmund Freud (1905), através de suas pesquisas e na prática clínica descobre: A função sexual existe desde o princípio da vida, logo após o nascimento e não a partir da puberdade. O período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo até chegar à sexualidade adulta, onde as funções de reprodução e de obtenção de prazer podem estar associadas, tanto no homem como na mulher.
No processo de desenvolvimento psicossexual, a criança tem, nos primeiros anos de vida, a função sexual ligada à sobrevivência, portanto o prazer é encontrado no próprio corpo. O corpo é erotizado, assim, as excitações sexuais estão localizadas nas partes do corpo, a ordem dos deslocamentos da energia instintiva de uma zona do corpo para outra é sempre a mesma, mas o nível de maturação da criança determina quando ocorrerão os deslocamentos.
Entre o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo, Freud deu-nos, sobretudo, uma descrição cronológica do desenvolvimento afetivo. O encadeamento das fases é progressivo e cada uma das sucessivas etapas (oral, anal e fálica) deixa para trás de si traços que se organizam em extratos sucessivos suscetíveis, de acordo com o caso, de cristalizar pontos de fixação, em direção dos quais convergem as eventuais regressões ulteriores.
A Psicanálise com a educação teve sua origem principalmente na França na década de 60 objetivando colocar à Psicanálise a serviço de todos. A psicanálise e a educação podem contribuir na solução das dificuldades do contexto educacional.           
            O saber do docente está relacionado com sua identidade, experiência, história profissional, com as relações com os educandos e com outros participantes na escola.
            O trabalho visto como uma atividade que se realiza e não como objeto que se olha, mas onde os saberes são mobilizados e construídos. Desta maneira o professor, sua prática e seus saberes co-pertencem, evoluem e se transformam.
            O centro de trabalho do docente são seres humanos e, por conseguinte, os saberes dos professores levam as marcas do ser humano. O trabalho do docente tem como característica querendo ou não a sensibilidade relativa as diferenças entre os alunos. Nesta situação seres humanos com histórias e experiências diferentes se encontram, momento rico de aprendizagens, de possibilidades de ser, oportunidade de perceber o diferente e levar consigo o resultado da transformação do encontro.

            O texto apresenta questões significativas: da concepção construtivista e a avaliação, o que dizem estudiosos da educação e suas reflexões, os atores do contexto educacional, distúrbios de aprendizagens, teoria psicanalítica  e seus estágios, relações marcadas pelo inconsciente e especialmente a Psicanálise e a educação do ser.

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