INSTITUTO FREIDIANO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

quinta-feira, 25 de julho de 2013

A Psicanálise e a Educação do Ser


A Psicanálise se constitui em um saber próprio construído a partir da escuta clínica. É regida por uma ética peculiar na sua prática, seu campo é delimitado e não se confunde com teorias oriundas da Psicologia Desenvolvimentista e nem com a Teoria de Aprendizagem. Esse saber influenciou e influencia o campo da Educação, tendo em vista que, a partir da Psicanálise e seus conceitos fundamentais, é possível pensar naqueles sujeitos que ─ anatomicamente perfeitos ─ não conseguem aprender e não respondem de forma harmoniosa aos estímulos externos propiciados pelos diferentes modelos pedagógicos.
A Educação do Ser envolve um estudo das várias fases do desenvolvimento humano, desde a fecundação até o fim da vida, fases essas que sofrem influências as mais variadas pelos educadores, cuidadores, ambiente familiar e ambiente social, onde circunstâncias culturais incutem valores, marcas verdadeiramente indeléveis na formação do Ser.
A criança pequena tem uma necessidade inconsciente muito forte da mãe, com a expectativa ─ baseada em experiências anteriores ─ de que ela atenda ao seu choro. Sua ansiedade é aguda quando parece tê-la perdido, é confusa e assustada em um ambiente desconhecido, procura recapturá-la excitando ao máximo seus recursos. Fica inundada pelo medo e pelo desejo do afeto que somente sua mãe pode lhe proporcionar. Com frequência chora alto, balança o berço, joga-se para o lado e busca ansiosamente qualquer sinal ou som que possa ser de sua mãe desaparecida.
No desenvolvimento desse pequeno ser devemos considerar as fases até a vida adulta. Esses períodos são de intensas marcas de afetos variados e incompreensíveis, sofrem a influência dos valores culturais da família e dos educadores, que têm seus valores pessoais desenvolvidos numa cultura própria, podendo ser um modelo arcaico e autoritário.
Pode-se perguntar a quem cabe essa responsabilidade da educação e poderemos responder: a todo um conjunto do meio em que o ser se desenvolve. Não se pode responsabilizar totalmente a escola, mas sim a estrutura familiar onde a criança forma seu ego e seu consciente. Os pais estão devidamente preparados para educar? Vamos buscar uma resposta pensando como éramos aos 20 / 25 / 30 anos para entender que não sabíamos nada de como educar um filho. Pensávamos saber tudo, tendo repassado, então, os valores que herdamos da nossa família, do pai ou da mãe, dos avós, ou de quem nos criou. Despreparados, sem frequentar uma Escola de Pais, agimos como donos da verdade, verdade essa que não existe, as experiências precisam ser elaboradas para cada ser. O que vale, mesmo, são os valores pessoais desenvolvidos pela cultura e pelas vivências. Psicanálise e Educação têm um vínculo que precisa ser reforçado para lidar com os anseios dos educadores e educando em suas neuroses e a melhor compreensão das necessidades humanas dos alunos.
Antonio Lopes - Psicanalista Didata
Professor e coordenador do Curso de Psicanálise
Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil

(47) 9923 4913 / 8462 5692

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