A Psicanálise se constitui em um
saber próprio construído a partir da escuta clínica. É regida por uma ética
peculiar na sua prática, seu campo é delimitado e não se confunde com teorias
oriundas da Psicologia Desenvolvimentista e nem com a Teoria de Aprendizagem.
Esse saber influenciou e influencia o campo da Educação, tendo em vista que, a
partir da Psicanálise e seus conceitos fundamentais, é possível pensar naqueles
sujeitos que ─ anatomicamente perfeitos ─ não conseguem aprender e não respondem
de forma harmoniosa aos estímulos externos propiciados pelos diferentes modelos
pedagógicos.
A Educação do Ser envolve um
estudo das várias fases do desenvolvimento humano, desde a fecundação até o fim
da vida, fases essas que sofrem influências as mais variadas pelos educadores, cuidadores,
ambiente familiar e ambiente social, onde circunstâncias culturais incutem
valores, marcas verdadeiramente indeléveis na formação do Ser.
A
criança pequena tem uma necessidade inconsciente muito forte da mãe, com a
expectativa ─ baseada em experiências
anteriores ─ de que ela atenda ao seu choro.
Sua ansiedade é aguda quando parece tê-la perdido, é confusa e assustada em um
ambiente desconhecido, procura recapturá-la excitando ao máximo seus recursos. Fica
inundada pelo medo e pelo desejo do afeto que somente sua mãe pode lhe proporcionar. Com frequência
chora alto, balança o berço, joga-se para o lado e busca ansiosamente qualquer
sinal ou som que possa ser de sua mãe desaparecida.
No
desenvolvimento desse pequeno ser devemos considerar as fases até a vida
adulta. Esses períodos são de intensas marcas de afetos variados e
incompreensíveis, sofrem a influência dos valores culturais da família e dos
educadores, que têm seus valores pessoais desenvolvidos numa cultura própria, podendo
ser um modelo arcaico e autoritário.
Pode-se perguntar a quem cabe essa responsabilidade da
educação e poderemos responder: a todo um conjunto do meio em que o ser se
desenvolve. Não se pode responsabilizar totalmente a escola, mas sim a
estrutura familiar onde a criança forma seu ego e seu consciente. Os pais estão
devidamente preparados para educar? Vamos buscar uma resposta pensando como
éramos aos 20 / 25 / 30 anos para entender que não sabíamos nada de como educar
um filho. Pensávamos saber tudo, tendo repassado, então, os valores que
herdamos da nossa família, do pai ou da mãe, dos avós, ou de quem nos criou. Despreparados,
sem frequentar uma Escola de Pais, agimos como donos da verdade, verdade essa
que não existe, as experiências precisam ser
elaboradas para cada ser. O que vale, mesmo, são os valores pessoais
desenvolvidos pela cultura e pelas vivências. Psicanálise e Educação têm um vínculo que precisa ser reforçado para lidar
com os anseios dos educadores e educando em suas neuroses e a melhor
compreensão das necessidades humanas dos alunos.
Antonio
Lopes - Psicanalista
Didata
Professor
e coordenador do Curso de Psicanálise
Sociedade
Psicanalítica Ortodoxa do Brasil
(47)
9923 4913 / 8462 5692
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